A charge enquanto ferramenta didática acessível, barata e de fácil elaboração, possibilita que as aulas de Geografia se tornem dinâmicas e interessantes, por ser um recurso que traz uma linguagem informal e com assuntos da atualidade, que os alunos entendem e gostam de discutir. Pode ser utilizado em todos os conteúdos e de várias formas no decorrer da aula, com charges prontas ou elaboradas pelos próprios alunos. Como introdução, possibilita que o professor tenha noção dos conhecimentos prévios dos alunos; ao longo da aula pode ser utilizado para interpretação dos conceitos; e para concluir, é interessante sua inserção em atividades ou em provas e exames. Enquanto recurso didático no ensino de geografia, o ponto mais importante da utilização de charges é a interconexão com as esferas sociais, políticas, econômicas e culturais, possibilitando que todos os seus elementos incitem no aluno a curiosidade para desenvolver o pensamento geográfico, de total importância para a geografia enquanto disciplina escolar. Esse artigo foi desenvolvido com base em projeto de intervenção realizado na ECI Itan Pereira, em Campina Grande, com o objetivo de otimizar e dinamizar as aulas da Geografia no ensino médio, em virtude do pouco tempo disponível de carga horária para a disciplina.