O presente relatório tem por objetivo relatar a experiência vivida no trajeto no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP), no que concerne à docência enquanto estudante do curso de Licenciatura em História, da UEPB – Campus Guarabira. O documento tem como propósito a exposição de forma detalhada e descritiva das tarefas desenvolvidas durante o período de duração do Programa de Residência. Para a elaboração deste trabalho, consideramse as observações, os momentos de experiências, para assim, indicar as concepções pessoais e os resultados atingidos até a conclusão da residência, como a observação de aulas, a imersão na escola-campo, elaboração e correção de atividades e provas, as práticas obtidas com outros professores da escola, sob o acompanhamento do professor preceptor, além de pesquisas e programações de formação paralela conduzidos pelo orientador do programa na Universidade junto com os residentes. Como dito acima, o artigo servirá de reflexão, a respeito da relevância da residência pedagógica, no fomento da atividade do magistério, por se tratar de um programa que busca contribuir para a formação profissional e acadêmica dos alunos por meio da introdução na escola, com isso, é uma base fundamental entre a universidade e as escolas, como consequência direto disso, uma atenuante no processo de ensino-aprendizagem durante o processo de formação. A experiência na Residência Pedagógica está sendo bastante interessante e despertou o desejo, digamos que, estava adormecido, para a docência.