A utilização do carbeto de cálcio para produzir gás acetileno explora os conceitos químicos dos hidrocarbonetos. Esta abordagem experimental permite aos alunos compreenderem a reatividade dos hidrocarbonetos, as propriedades do acetileno e os processos de produção de gases combustíveis. Além disso, a realização dessa prática em sala de aula proporciona aos estudantes uma compreensão mais concreta e visual da química dos hidrocarbonetos, estimulando o interesse e a participação ativa na aprendizagem e a percepção sobre a relevância da química no cotidiano e na indústria. Assim, esse trabalho objetivou explorar a química dos hidrocarbonetos através de práticas experimentais conduzidas a partir da observação de fenômenos e de conhecimentos prévios dos estudantes, promovendo uma experiência prática e lhes atribuído a capacidade de construção do seu próprio saber em relação aos experimentos com o carbeto de cálcio. A metodologia desenvolvida foi baseada numa prática experimental investigativa e desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da UEPB. Os resultados demonstraram a relevância de implementar temáticas que estão ligadas ao cotidiano dos estudantes, levando a um maior interesse deles pelas atividades propostas, ficando evidente nas reflexões, discussões e interpretações originadas por eles após a realização dos experimentos.