O presente relato surge de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa, no contexto do Programa da Residência Pedagógica Pedagógica/Letras- Português/UEPB/Campus I, financiado pela Capes, cota 2022-2024, referente a práticas de ensino desenvolvidas em uma de 6º ano do ensino fundamental, de uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Campina Grande/PB. Vislumbrando garantir a equidade nas práticas vivenciadas, este relato versa sobre as estratégias didáticas adotadas, em uma Sequência Didática de estudo do gênero verbete de dicionário, para promover uma melhor compreensão do eixo de ensino, partindo dos princípios da análise linguística. As reflexões aqui apresentadas têm como foco as estratégias didáticas adotadas em um dos encontros para viabilizar a inclusão dos alunos atípicos/neurodivergentes e sobre os impactos dessa vivência para a formação docente. Para tanto, tomamos como base as contribuições teóricas de Costa- Hübes e Simioni (2014), acerca da Sequência Didática para o contexto de ensino brasileiro; de Mantoan (2003), no tocante às práticas de educação inclusiva; e de Tardif (2002), acerca do trabalho docente. Tais reflexões nos conduzem à percepção do quanto a participação no PRP contribui para a formação docente e evidenciam a relevância do docente estar atento e disposto a desenvolver estratégias didáticas possibilitadoras de uma verdadeira e efetiva inclusão no ensino de Língua Portuguesa.