A sociedade contemporânea impõe muitos desafios aos professores e em principal para os de geografia, os quais carregam inúmeros estigmas, sendo necessários esforços para desmistificar tais estigmas e demonstrar a necessidade e importância da disciplina e a melhor forma de instigar estes alunos é buscar aproximá-los do processo de ensino-aprendizagem com representações do cotidiano, com o objetivo de tornar o ensino mais significativo, os memes emergem como ótimo recurso para desenvolver o senso crítico e trazer um novo olhar para disciplina em virtude do local qual ocupam na contemporaneidade enquanto linguagem mais utilizada, suas características satíricas, humorísticas, critica e interdisciplinares fazem deste excelente recurso didático, pois, como gênero discursivo e mediador, permite observa a capacidade de interpretação, síntese do aluno e a formação de habilidades de comunicação, de leitura, de compreensão e aprender produzir conhecimento de diferentes mídias ao os observa transformado os conteúdos de maneira lúdica, humorística e critica. O presente trabalho foi realizado na escola ECI Professor Itan Pereira, na cidade de Campina Grande-PB na turma do 8° do fundamental, durante o Programa de Residência Pedagógica de Geografia, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa descritiva e bibliográfica, com o objetivo de descrever a experiência proporcionada pelo programa.