O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiencias vivenciadas na Residência Pedagógica em Pedagogia, que faz parte do Programa de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES. As atividades foram desenvolvidas na Escola Municipal CEAI Governador Antônio Mariz, localizada no bairro do Cruzeiro, Campina Grande – PB, em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, onde tínhamos alunos que estavam aprendendo a ler e escrever. As atividades desenvolvidas durante a Residência foram planejadas em reuniões com a professora preceptora Josefa Machado, que aconteciam via Google Meet pelo menos uma vez na semana, com o intuito de que colocássemos em prática tudo aquilo que estudávamos nas teorias passadas na universidade. Foram realizadas atividades que contribuíram com a evolução da leitura e escrita dos alunos, utilizando pequenos textos, atividades lúdicas e até mesmo livros, toda dedicação e atenção foi a cada momento visando alcançar a fluência na língua portuguesa das crianças que tinham mais dificuldade com a mesma. As práticas de ensino-aprendizagem foram necessárias e essenciais para promover um ambiente de conhecimento eficaz e engajador para os alunos, lembrando também, da importância que foi para o nosso desenvolvimento acadêmico e profissional. Para que fosse possível alcançar um resultado satisfatório nesse projeto, utilizamos como base teórica obras de Paulo Freire e Antônio Carlos Libâneo, que foram indispensáveis ao longo dessa trajetória.