O presente relato de experiência tem como finalidade trazer novas perspectivas, ideias e a narrativas sobre atividades desenvolvidas para o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em prol da melhoria do ensino da matemática no ensino fundamental, especialmente em escolas públicas, para garantir que o ensino desta matéria seja gratuito e de qualidade, levando o estudante a ter mais retenção de conteúdo, conseguindo desenvolver as habilidades necessárias para completar sua formação fundamental. Durante o desenvolvimento dessas atividades, os alunos foram direcionados para desenvolver habilidades baseadas na competitividade e ludicidade, visando tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e atrativo, levando-os para conhecer e explorar novos horizontes. Introduzindo os elementos de competitividade, buscamos envolver os alunos de forma mais ativa em suas próprias aprendizagens, estimulando sua participação e interesse pela disciplina em questão. Além disso, a atividade realizada teve como propósito fornecer aos discentes métodos de estudo ativo, demonstrando que o aprendizado pode ser mais envolvente quando os conhecimentos são aplicados em situações reais e úteis em suas vidas. Este enfoque prático não só aumenta o interesse dos alunos pela matéria, mas também promove uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos matemáticos, preparando-os de forma mais eficaz para os futuros desafios.