Este trabalho trata-se de um relato de experiências vivenciadas a partir da construção de atividades desenvolvidas por uma dupla do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) Campus VIII, para duas turmas do Ensino Médio do turno noturno na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Targino Pereira localizada na cidade de Araruna - PB. Em busca de uma melhor aprendizagem foi optado pelo uso de Metodologia Ativa por ser uma abordagem de ensino que coloca o aluno no centro do seu processo de Aprendizagem, e a abordagem dos três Momentos Pedagógicos pois ambas permitem que o aluno seja o protagonista da sua construção acadêmica buscando e estimulando a sua participação ativa, sua autonomia e o desenvolvimento de habilidades práticas. Entre diversas Metodologias Ativas conhecidas, a escolhida para o desenvolvimento desta sequência foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) que enfatiza o aprendizado ativo e a resolução de problemas por meio de problemas que envolvam o cotidiano do aluno e que requerem a aplicação dos conhecimentos e habilidades adquiridos. As duas Sequências foram concluídas e aplicadas, e para que a aplicação conseguisse atingir o objetivo de forma positiva foram necessárias algumas adaptações para se encaixar a realidade da turma, devido ao horário noturno. E neste Trabalho vamos descrever a experiência de participar de um projeto como o PIBID revelando cada prós e contras que nos deparamos nesse processo, possibilitando um crescimento pessoal e profissional da nossa trajetória de formação acadêmica.