A pandemia e o ensino remoto emergencial tiveram um impacto significativo em crianças e adolescentes com Transtornos de Aprendizagem e TDAH, exacerbando os desafios já existentes. A transição para o ensino online interrompeu as rotinas e suportes individuais, dificultando a manutenção da atenção e organização necessárias para o aprendizado. A falta de interação presencial e o acesso limitado a recursos especializados agravaram os sentimentos de isolamento e ansiedade, afetando negativamente o desenvolvimento acadêmico e socioemocional desses alunos. Foi nesse contexto que o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) no município de Patos-PB tornou-se uma estratégia de intervenção potente no sentido de oportunizar acompanhamentos individualizados às crianças e adolescentes. Assim, o presente texto objetiva apresentar as ações desenvolvidas pelo NDI junto a crianças e adolescentes com transtornos de aprendizagem e TDAH. Os principais resultados indicam a relevância do NDI no desenvolvimento e aprendizagem de crianças e adolescentes no contexto da neurodiversidade.