CARACTERIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE MOBILIDADE ALTERNATIVA: A REDE CICLOVIÁRIA DE SANTA MARIA/RS
"2024-06-18 16:40:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107861 "edicao_id" => 350 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 468 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE MOBILIDADE ALTERNATIVA: A REDE CICLOVIÁRIA DE SANTA MARIA/RS" "resumo" => "Com a constante busca pela sustentabilidade, as redes cicloviárias vêm sendo ampliadas, possibilitando um meio mais econômico e sustentável de se locomover pelas cidades. Além da circulação, esses ambientes proporcionam espaços de lazer e recreação para a comunidade, integrando o sistema de espaços livres. Esta pesquisa pretende realizar um estudo de caso sobre a rede cicloviário da cidade de Santa Maria, a qual está localizada no estado do Rio Grande do Sul. A mesma conta com um plano diretor de mobilidade urbana aprovado desde 2015 e por conta disso, foi escolhida para ter seu sistema de mobilidade alternativa, caracterizado. Para isso utilizou-se de multimétodos, como: visitas exploratórias, fichas de caracterização e quadro de caracterização, a fim de compreender a forma com que o sistema existente da cidade se encontra. Com essa finalidade, foi escolhido um recorte do sistema cicloviário, analisando 4 trechos dos 7 existentes. Estes foram escolhidos por apresentarem características físicas diferentes entre si. A partir disso, foi verificado que entre os trechos avaliados existe uma predominância de ciclovias, com pavimentação impermeável e com uma largura de 2,50m. Também foi observado que apenas um dos trechos possui um layout sinuoso e que não acompanha a faixa de rolamento." "modalidade" => "Artigos" "area_tematica" => "ET 02: Dimensão humana do projeto, do planejamento e da gestão da paisagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV202_MD1_ID468_TB125_28032024204543.pdf" "created_at" => "2024-06-19 16:03:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA ALEXIA WINKELMANN DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabialexiaws@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-7-congresso-internacional-de-arquitetura-da-paisagem" "edicao_nome" => "Anais do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem" "edicao_evento" => "7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/ciap/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6675c99840f7e_21062024154232.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-06-18 16:40:08" "publicacao_id" => 111 "publicacao_nome" => "Revista CIAP" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-002-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107861 "edicao_id" => 350 "trabalho_id" => 125 "inscrito_id" => 468 "titulo" => "CARACTERIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE MOBILIDADE ALTERNATIVA: A REDE CICLOVIÁRIA DE SANTA MARIA/RS" "resumo" => "Com a constante busca pela sustentabilidade, as redes cicloviárias vêm sendo ampliadas, possibilitando um meio mais econômico e sustentável de se locomover pelas cidades. Além da circulação, esses ambientes proporcionam espaços de lazer e recreação para a comunidade, integrando o sistema de espaços livres. Esta pesquisa pretende realizar um estudo de caso sobre a rede cicloviário da cidade de Santa Maria, a qual está localizada no estado do Rio Grande do Sul. A mesma conta com um plano diretor de mobilidade urbana aprovado desde 2015 e por conta disso, foi escolhida para ter seu sistema de mobilidade alternativa, caracterizado. Para isso utilizou-se de multimétodos, como: visitas exploratórias, fichas de caracterização e quadro de caracterização, a fim de compreender a forma com que o sistema existente da cidade se encontra. Com essa finalidade, foi escolhido um recorte do sistema cicloviário, analisando 4 trechos dos 7 existentes. Estes foram escolhidos por apresentarem características físicas diferentes entre si. A partir disso, foi verificado que entre os trechos avaliados existe uma predominância de ciclovias, com pavimentação impermeável e com uma largura de 2,50m. Também foi observado que apenas um dos trechos possui um layout sinuoso e que não acompanha a faixa de rolamento." "modalidade" => "Artigos" "area_tematica" => "ET 02: Dimensão humana do projeto, do planejamento e da gestão da paisagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV202_MD1_ID468_TB125_28032024204543.pdf" "created_at" => "2024-06-19 16:03:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA ALEXIA WINKELMANN DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabialexiaws@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-7-congresso-internacional-de-arquitetura-da-paisagem" "edicao_nome" => "Anais do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem" "edicao_evento" => "7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/ciap/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6675c99840f7e_21062024154232.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-06-18 16:40:08" "publicacao_id" => 111 "publicacao_nome" => "Revista CIAP" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-002-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }