A LINGUAGEM ARTÍSTICA DA TROPICÁLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE A GEOGRAFIA ESCOLAR E ELEMENTOS DAS MANIFESTAÇÕES REGIONAIS DO BRASIL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108011 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 762 "titulo" => "A LINGUAGEM ARTÍSTICA DA TROPICÁLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE A GEOGRAFIA ESCOLAR E ELEMENTOS DAS MANIFESTAÇÕES REGIONAIS DO BRASIL" "resumo" => "A pesquisa, inserida no projeto EXPO, com tema central “Tropicalismo: uma viagem pela arte e cultura brasileira”, busca explorar como a diversidade das manifestações do movimento tropicália pode contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes atípicos do Colégio Buarque Gusmão nos anos fundamentais. Durante a investigação, foram desenvolvidas sequências didáticas em formato de oficinas, utilizando recursos pedagógicos como jogos, mapas táteis, sensoriais e texturais para aprimorar a compreensão do espaço geográfico e das distintas regiões do país. Os esforços da pesquisa têm como objetivo central discutir e propor atividades didático-pedagógicas relacionadas ao movimento tropicália, promovendo abordagens transversais nas relações entre sociedade, região e diversidade cultural na disciplina da Geografia. Destaca-se a importância da linguagem artística no espaço geográfico, evidenciando a conexão entre arte e Geografia. Essa abordagem ativa é considerada relevante tanto para a educação básica quanto para a interação dos estudantes atípicos, contribuindo para mitigar a exclusão e favorecer o processo de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos. O espaço escolar e científico desempenha um papel fundamental na abordagem eficaz da leitura do espaço geográfico sob a ótica do movimento tropicália na década de 70. Com certeza, é possível afirmar que a linguagem artística se aprofunda no contexto geográfico, evidenciando uma conexão intrínseca entre arte e Geografia. Essa relação pode ser objeto de discussão, oferecendo contribuições valiosas para o desenvolvimento de metodologias ativas em temas relevantes tanto para a educação básica quanto para a interação efetiva com estudantes atípicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID762_TB20_27012024213535.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA JESUS PEREIRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "EDUARDA FARIAS" "autor_email" => "ejpf@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108011 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 20 "inscrito_id" => 762 "titulo" => "A LINGUAGEM ARTÍSTICA DA TROPICÁLIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR, ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE A GEOGRAFIA ESCOLAR E ELEMENTOS DAS MANIFESTAÇÕES REGIONAIS DO BRASIL" "resumo" => "A pesquisa, inserida no projeto EXPO, com tema central “Tropicalismo: uma viagem pela arte e cultura brasileira”, busca explorar como a diversidade das manifestações do movimento tropicália pode contribuir para o ensino-aprendizagem dos estudantes atípicos do Colégio Buarque Gusmão nos anos fundamentais. Durante a investigação, foram desenvolvidas sequências didáticas em formato de oficinas, utilizando recursos pedagógicos como jogos, mapas táteis, sensoriais e texturais para aprimorar a compreensão do espaço geográfico e das distintas regiões do país. Os esforços da pesquisa têm como objetivo central discutir e propor atividades didático-pedagógicas relacionadas ao movimento tropicália, promovendo abordagens transversais nas relações entre sociedade, região e diversidade cultural na disciplina da Geografia. Destaca-se a importância da linguagem artística no espaço geográfico, evidenciando a conexão entre arte e Geografia. Essa abordagem ativa é considerada relevante tanto para a educação básica quanto para a interação dos estudantes atípicos, contribuindo para mitigar a exclusão e favorecer o processo de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos. O espaço escolar e científico desempenha um papel fundamental na abordagem eficaz da leitura do espaço geográfico sob a ótica do movimento tropicália na década de 70. Com certeza, é possível afirmar que a linguagem artística se aprofunda no contexto geográfico, evidenciando uma conexão intrínseca entre arte e Geografia. Essa relação pode ser objeto de discussão, oferecendo contribuições valiosas para o desenvolvimento de metodologias ativas em temas relevantes tanto para a educação básica quanto para a interação efetiva com estudantes atípicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID762_TB20_27012024213535.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA JESUS PEREIRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "EDUARDA FARIAS" "autor_email" => "ejpf@discente.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }