A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DA INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108437 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 2459 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DA INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo aborda a importância da avaliação e intervenção neuropsicopedagógica no contexto do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, com o foco nas questões neurológicas, cognitivas e emocionais. Explora cada uma dessas áreas, suas causas e implicações para o ensino-aprendizagem. Além disso, discute estratégias de intervenção e colaboração entre neuropsicopedagogos e educadores, tendo como objetivo central, possibilitar um ambiente educacional inclusivo e que através dos resultados das avaliações e intervenções neuropsicopedagógicas facilitem o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. As questões neurológicas, cognitivas e emocionais podem criar barreiras significativas para o aprendizado dos estudantes, essas barreiras se manifestam de várias formas, incluindo dificuldades de atenção, problemas de processamento de informações, baixa autoestima, falta de motivação e comportamentos disruptivos, entre outros. Além disso, é importante reconhecer que essas questões ainda podem apresentar combinações neurológicas, cognitivas e emocionais, que se interagem de maneiras complexas e podem exigir abordagens personalizadas e holísticas para suporte. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa. Para validar os questionamentos, afirmações e resultados nos valemos de Cosenza (2011), Moreira (1995), Piaget (1996), Schneider (2019), Alves da Silva (2008), entre outros. Os resultados apontam para a validação das intervenções no processo de ensino e aprendizagem a partir das avaliações neuropsicopedagógicas como instrumento de conhecimento dos estudantes com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2459_TB583_21032024235055.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIBY SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JANIBY" "autor_email" => "janibyoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108437 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 2459 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DA INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo aborda a importância da avaliação e intervenção neuropsicopedagógica no contexto do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, com o foco nas questões neurológicas, cognitivas e emocionais. Explora cada uma dessas áreas, suas causas e implicações para o ensino-aprendizagem. Além disso, discute estratégias de intervenção e colaboração entre neuropsicopedagogos e educadores, tendo como objetivo central, possibilitar um ambiente educacional inclusivo e que através dos resultados das avaliações e intervenções neuropsicopedagógicas facilitem o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. As questões neurológicas, cognitivas e emocionais podem criar barreiras significativas para o aprendizado dos estudantes, essas barreiras se manifestam de várias formas, incluindo dificuldades de atenção, problemas de processamento de informações, baixa autoestima, falta de motivação e comportamentos disruptivos, entre outros. Além disso, é importante reconhecer que essas questões ainda podem apresentar combinações neurológicas, cognitivas e emocionais, que se interagem de maneiras complexas e podem exigir abordagens personalizadas e holísticas para suporte. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa. Para validar os questionamentos, afirmações e resultados nos valemos de Cosenza (2011), Moreira (1995), Piaget (1996), Schneider (2019), Alves da Silva (2008), entre outros. Os resultados apontam para a validação das intervenções no processo de ensino e aprendizagem a partir das avaliações neuropsicopedagógicas como instrumento de conhecimento dos estudantes com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2459_TB583_21032024235055.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANIBY SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JANIBY" "autor_email" => "janibyoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }