CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA TEORIA À PRÁTICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108038 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 1579 "titulo" => "CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA TEORIA À PRÁTICA" "resumo" => "Este trabalho de pesquisa surgiu a partir das aulas e atividades desenvolvidas durante o Curso de Formação Continuada em Educação Especial para professores das salas de recursos multifuncionais e a Equipe Técnica do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) do município de Conde?PB. O curso foi estruturado com uma proposta para formação em educação inclusiva para todos os professores, supervisores e gestores que atuam na rede regular de ensino do município de Conde?PB. Mas, em 2023 o curso teve como público-alvo os docentes das SRM’s e a Equipe do CAEE, o qual teve como finalidade contribuir com as práticas das Salas de Recursos Multifuncional (SRM), a fim de refletir sobre as mudanças sociais presentes no ambiente escolar. O curso foi composto por 10 (dez) módulos com conteúdo que abordam temas voltados para a educação inclusiva. Os encontros aconteceram de forma presencial com proposta de atividades à distância. As atividades desenvolvidas durante o curso aconteciam de acordo com a temática dos módulos, dessa forma as professoras elaboravam suas atividades de acordo com as suas experiências e apresentavam para a turma. Foi através dessa proposta de curso de formação continuada para docentes das SRM’s que notamos a relevância da interação entre teórica e prática, para que a inclusão das pessoas com deficiência aconteça de fato. Pois, os conhecimentos acerca da teoria e prática discutidos de forma coletiva foram oportunos, em que possibilitou o surgimento de metodologias, estratégias, práticas, ações, entre outros, que contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Quanto ao resultado, esse trabalho contribuiu para eliminar as barreiras de maneira positiva com o processo de escolarização dos estudantes com deficiência, pois percebe-se que essa proposta de curso é importante para os professores criarem ações que contribuam com o desenvolvimento intelectual dos estudantes com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1579_TB55_04062024031000.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "ADILMA" "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108038 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 55 "inscrito_id" => 1579 "titulo" => "CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: DA TEORIA À PRÁTICA" "resumo" => "Este trabalho de pesquisa surgiu a partir das aulas e atividades desenvolvidas durante o Curso de Formação Continuada em Educação Especial para professores das salas de recursos multifuncionais e a Equipe Técnica do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) do município de Conde?PB. O curso foi estruturado com uma proposta para formação em educação inclusiva para todos os professores, supervisores e gestores que atuam na rede regular de ensino do município de Conde?PB. Mas, em 2023 o curso teve como público-alvo os docentes das SRM’s e a Equipe do CAEE, o qual teve como finalidade contribuir com as práticas das Salas de Recursos Multifuncional (SRM), a fim de refletir sobre as mudanças sociais presentes no ambiente escolar. O curso foi composto por 10 (dez) módulos com conteúdo que abordam temas voltados para a educação inclusiva. Os encontros aconteceram de forma presencial com proposta de atividades à distância. As atividades desenvolvidas durante o curso aconteciam de acordo com a temática dos módulos, dessa forma as professoras elaboravam suas atividades de acordo com as suas experiências e apresentavam para a turma. Foi através dessa proposta de curso de formação continuada para docentes das SRM’s que notamos a relevância da interação entre teórica e prática, para que a inclusão das pessoas com deficiência aconteça de fato. Pois, os conhecimentos acerca da teoria e prática discutidos de forma coletiva foram oportunos, em que possibilitou o surgimento de metodologias, estratégias, práticas, ações, entre outros, que contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes com deficiência. Quanto ao resultado, esse trabalho contribuiu para eliminar as barreiras de maneira positiva com o processo de escolarização dos estudantes com deficiência, pois percebe-se que essa proposta de curso é importante para os professores criarem ações que contribuam com o desenvolvimento intelectual dos estudantes com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1579_TB55_04062024031000.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADILMA GOMES DA SILVA MACHADO" "autor_nome_curto" => "ADILMA" "autor_email" => "adilmalibrasp@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }