VISÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO PARA SURDOS
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A abordagem metodológica adotada aproxima-se da Pesquisa-ação qualitativa, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico Dialético (MHD). O campo empírico compreende as escolas da cidade de Caxias-MA. Os participantes consistem em 4 professores das séries finais do ensino médio, e 2 coordenadores pedagógicos. A coleta de dados utilizou-se questionários elaborados e aplicados pela plataforma Google Forms, aplicados aos docentes e de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores. A análise dos dados seguiu a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, sendo interpretados qualitativamente e contextualizados à luz do referencial teórico-filosófico-metodológico do MHD. Os teóricos utilizados embasaram-se em dispositivos legais e em estudos especializados na área da surdez (PLETSCH (2020), HOLLOSI (2019), LIMA (2019). Além disso, foram considerados estudos sobre processos formativos para práticas pedagógicas inclusivas. 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