COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE APOIAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA?
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108112 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 1611 "titulo" => "COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE APOIAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA?" "resumo" => "Com os constantes avanços da educação, diversos recursos tecnológicos passaram a ser usados como ferramentas de ensino com distintas finalidades pedagógicas, cabendo destacar neste cenário a ascensão da inteligência artificial. Na perspectiva da educação inclusiva, destaca-se a Tecnologia Assistiva que é direcionada para a construção de uma educação autônoma, um saber aplicado para a formulação de respostas/soluções de problemas que estejam sendo enfrentados por alunos com algum tipo de deficiência. Diante disso, o presente artigo objetiva apresentar alguns dos recursos da Tecnologia Assistiva com inteligência artificial para o público elegível da educação especial (deficiências sensoriais, múltiplas, físicas, intelectuais, transtorno do espectro autista - TEA e altas habilidades/superdotação). Para tanto, foi adotada uma pesquisa exploratória de procedimento bibliográfica sendo selecionados quatro recursos digitais: a plataforma/aplicativo VLibras, o software XULIA e os aplicativos Google Assistent e Livox, expressando suas características e potencialidades. Contudo, é crucial ressaltar que a implementação de recursos da Tecnologia Assistiva com inteligência artificial no espaço educacional deve ser acompanhada por uma abordagem pedagógica sensível e adaptativa, considerando as demandas e os desafios que cada instituição de ensino apresenta, sendo necessário uma formação continuada para o uso efetivo dessas ferramentas, garantindo que a inclusão não seja apenas tecnológica, mas também humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66991c490d911_18072024104441.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => "2024-07-18 10:44:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANAEL PESSOA LUSTOZA" "autor_nome_curto" => "NATAN LUSTOZA" "autor_email" => "natanael.lustoza@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108112 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 147 "inscrito_id" => 1611 "titulo" => "COMO A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE APOIAR A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA?" "resumo" => "Com os constantes avanços da educação, diversos recursos tecnológicos passaram a ser usados como ferramentas de ensino com distintas finalidades pedagógicas, cabendo destacar neste cenário a ascensão da inteligência artificial. Na perspectiva da educação inclusiva, destaca-se a Tecnologia Assistiva que é direcionada para a construção de uma educação autônoma, um saber aplicado para a formulação de respostas/soluções de problemas que estejam sendo enfrentados por alunos com algum tipo de deficiência. Diante disso, o presente artigo objetiva apresentar alguns dos recursos da Tecnologia Assistiva com inteligência artificial para o público elegível da educação especial (deficiências sensoriais, múltiplas, físicas, intelectuais, transtorno do espectro autista - TEA e altas habilidades/superdotação). Para tanto, foi adotada uma pesquisa exploratória de procedimento bibliográfica sendo selecionados quatro recursos digitais: a plataforma/aplicativo VLibras, o software XULIA e os aplicativos Google Assistent e Livox, expressando suas características e potencialidades. Contudo, é crucial ressaltar que a implementação de recursos da Tecnologia Assistiva com inteligência artificial no espaço educacional deve ser acompanhada por uma abordagem pedagógica sensível e adaptativa, considerando as demandas e os desafios que cada instituição de ensino apresenta, sendo necessário uma formação continuada para o uso efetivo dessas ferramentas, garantindo que a inclusão não seja apenas tecnológica, mas também humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66991c490d911_18072024104441.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => "2024-07-18 10:44:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATANAEL PESSOA LUSTOZA" "autor_nome_curto" => "NATAN LUSTOZA" "autor_email" => "natanael.lustoza@academico.ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }