A IDENTIDADE NEGRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO 5°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108194 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 623 "titulo" => "A IDENTIDADE NEGRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO 5°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Presente artigo é um relato de experiência na prática pedagógica dos residentes e bolsistas da capes: Felipe Barbosa Luna e Fabiola Kened Monteiro Nascimento com a orientação da Prof.ª doutora Margareth Maria de Melo que é do movimento negro na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O trabalho desenvolvido na Escola Roberto Simosen incentivou as crianças a refletirem e entenderem a diversidade étnico-racial, a miscigenação, o racismo e aceitação da própria cor. Utilizando a arte, a história, a interpretação de linguagem verbal e não verbal por meio de slides com imagens e textos curtos, buscou-se de forma interdisciplinar provocar o corpo discente a pensar a temática: “A ideia do negro – desmistificando o preconceito”, na semana da Consciência Negra. A prática desenvolvida motivou a articulação e escrita deste artigo com o objetivo de refletir sobre a integração da consciência racial nas práticas pedagógicas, tanto no cotidiano como em datas comemorativas. Neste sentido, como base para essa prática, coalizamos alguns teóricos que fundamentaram nossa atividade: Santos (2021); Albuquerque e Fraga Filho (2006); Hooks (2006) entre outros. Destacamos que a consciência racial não somente faz parte de um dia comemorativo, mas de lutas da vida contra o racismo, é preciso ao longo do ano letivo trabalhar essa temática para superação de qualquer forma de discriminação, racismo e preconceito, pois é no cotidiano que essa questão aparece e deve ser enfrentada na construção de uma educação antirracista." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID623_TB251_21062024110248.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE BARBOSA LUNA" "autor_nome_curto" => "FELIPE LUNA" "autor_email" => "felipe.luna@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108194 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 251 "inscrito_id" => 623 "titulo" => "A IDENTIDADE NEGRA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO 5°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O Presente artigo é um relato de experiência na prática pedagógica dos residentes e bolsistas da capes: Felipe Barbosa Luna e Fabiola Kened Monteiro Nascimento com a orientação da Prof.ª doutora Margareth Maria de Melo que é do movimento negro na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O trabalho desenvolvido na Escola Roberto Simosen incentivou as crianças a refletirem e entenderem a diversidade étnico-racial, a miscigenação, o racismo e aceitação da própria cor. Utilizando a arte, a história, a interpretação de linguagem verbal e não verbal por meio de slides com imagens e textos curtos, buscou-se de forma interdisciplinar provocar o corpo discente a pensar a temática: “A ideia do negro – desmistificando o preconceito”, na semana da Consciência Negra. A prática desenvolvida motivou a articulação e escrita deste artigo com o objetivo de refletir sobre a integração da consciência racial nas práticas pedagógicas, tanto no cotidiano como em datas comemorativas. Neste sentido, como base para essa prática, coalizamos alguns teóricos que fundamentaram nossa atividade: Santos (2021); Albuquerque e Fraga Filho (2006); Hooks (2006) entre outros. Destacamos que a consciência racial não somente faz parte de um dia comemorativo, mas de lutas da vida contra o racismo, é preciso ao longo do ano letivo trabalhar essa temática para superação de qualquer forma de discriminação, racismo e preconceito, pois é no cotidiano que essa questão aparece e deve ser enfrentada na construção de uma educação antirracista." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 19 - Diversidade Étnico-Racial, de Gênero e Sexualidades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID623_TB251_21062024110248.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIPE BARBOSA LUNA" "autor_nome_curto" => "FELIPE LUNA" "autor_email" => "felipe.luna@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }