O IMPACTO POSITIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108256 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 344 "inscrito_id" => 2024 "titulo" => "O IMPACTO POSITIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta, principalmente, as áreas do cérebro associadas à comunicação e interação social, ocasionando que as pessoas que são diagnosticadas com TEA tenham dificuldades de aprendizagem e socialização através da fala e convívio social. Essas características exigem a necessidade e o direito de um acompanhamento específico nos ambientes em que frequenta, logo, também na escola, sendo assim, na busca de melhor solução para a inclusão destes estudantes, encontramos nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) uma grande oportunidade de apoio pedagógico. As TDIC têm ganho espaço dentro do ambiente escolar como suporte para o processo de ensino-aprendizagem, para várias situações e contextos, principalmente quando orientado por um professor responsável que busca uma inserção segura no mundo digital para os estudantes. Pesquisas recentes, têm revelado que as pessoas diagnosticadas com o TEA demonstram facilidade em fazer uso das TDIC e desta forma, seriam excelentes aliados para romper as dificuldades de comunicação e consequentemente de aprendizagem dos conteúdos escolares, entre outros. Destarte, a pesquisa estabeleceu como objetivo a busca para perceber o potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolver habilidades de comunicação em crianças dentro do espectro autista e quais os melhores recursos usados para o desenvolvimento e inclusão do estudante com o TEA. A metodologia estabelecida foi um levantamento de trabalhos que trouxessem experiências sociais permeadas pelo uso das TDIC em crianças com TEA e tratassem da importância da capacidade comunicativa para inclusão delas. O referencial teórico consultado foram pesquisas recentes que foram realizadas entre 2020 a 2024 encontradas nas seguintes plataformas digitais: Google Acadêmico, Scielo e Mendeley. Observou-se em todos artigos levantados nesta pesquisa, que o uso das TDIC tem se apresentado muito efetivo para desenvolvimento de Comunicação em crianças com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2024_TB344_05062024131837.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE SILVA ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "PEDRO ASSUNÇÃO" "autor_email" => "henriqueassuncao2707@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108256 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 344 "inscrito_id" => 2024 "titulo" => "O IMPACTO POSITIVO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E EDUCACIONAIS EM ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que afeta, principalmente, as áreas do cérebro associadas à comunicação e interação social, ocasionando que as pessoas que são diagnosticadas com TEA tenham dificuldades de aprendizagem e socialização através da fala e convívio social. Essas características exigem a necessidade e o direito de um acompanhamento específico nos ambientes em que frequenta, logo, também na escola, sendo assim, na busca de melhor solução para a inclusão destes estudantes, encontramos nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) uma grande oportunidade de apoio pedagógico. As TDIC têm ganho espaço dentro do ambiente escolar como suporte para o processo de ensino-aprendizagem, para várias situações e contextos, principalmente quando orientado por um professor responsável que busca uma inserção segura no mundo digital para os estudantes. Pesquisas recentes, têm revelado que as pessoas diagnosticadas com o TEA demonstram facilidade em fazer uso das TDIC e desta forma, seriam excelentes aliados para romper as dificuldades de comunicação e consequentemente de aprendizagem dos conteúdos escolares, entre outros. Destarte, a pesquisa estabeleceu como objetivo a busca para perceber o potencial das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para desenvolver habilidades de comunicação em crianças dentro do espectro autista e quais os melhores recursos usados para o desenvolvimento e inclusão do estudante com o TEA. A metodologia estabelecida foi um levantamento de trabalhos que trouxessem experiências sociais permeadas pelo uso das TDIC em crianças com TEA e tratassem da importância da capacidade comunicativa para inclusão delas. O referencial teórico consultado foram pesquisas recentes que foram realizadas entre 2020 a 2024 encontradas nas seguintes plataformas digitais: Google Acadêmico, Scielo e Mendeley. Observou-se em todos artigos levantados nesta pesquisa, que o uso das TDIC tem se apresentado muito efetivo para desenvolvimento de Comunicação em crianças com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2024_TB344_05062024131837.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE SILVA ASSUNÇÃO" "autor_nome_curto" => "PEDRO ASSUNÇÃO" "autor_email" => "henriqueassuncao2707@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }