O presente artigo tem como objetivo principal discutir e abordar o processo ensino-aprendizagem dos gêneros textuais e literários para pessoas com ou sem deficiência intelectual. Analisaremos também sobre as dificuldades que esses alunos enfrentam no decorrer das aulas de língua portuguesa com ênfase nas aulas de leitura e escrita. Este trabalho é um recorte de uma monografia da Especialização em Educação Especial na Perspectiva de uma Educação Inclusiva. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura centrada na análise de quatro artigos tais como: “O Trabalho com o Gênero Textual História Em Quadrinho Com Alunos Que Possuem Deficiência Intelectual” “Letramento De Adultos Com Deficiência intelectual: Em Foco Os Gêneros Textuais” “A Música Como Recurso Pedagógico Na Aprendizagem De Pessoas Com Deficiência intelectual” e “A Fábula Como Recurso Pedagógico No Processo De Educação inclusiva”. Também foi elaborado uma tabela a fim de conhecer as concepções metodológicas dos autores. Em seguida, foi feita uma investigação sobre a abordagem da leitura e escrita a respeito dos alunos com deficiência intelectual e com isso, refletimos um pouco sobre a influência desses métodos para a formação do leitor. Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos alunos com deficiência intelectual, nos últimos tempos este artigo buscou nortear caminhos que possam facilitar o ensino aprendizagem dos gêneros textuais e literários. Os professores de língua portuguesa devem propiciar e modificar sua metodologia de ensino para que os alunos com e sem deficiência tenham uma educação igualitária.