REPRESENTAÇÕES SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES AO LONGO DA VIDA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
"2015-06-03 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 10841 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 1110 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES AO LONGO DA VIDA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO" "resumo" => "O corpo sempre se apresentou como objeto problemático à construção dos saberes humanos, tanto em termos de sua definição, como em termos epistemológicos. Apresenta-se como objeto de estudo acadêmico/científico que abarca as mais variadas problemáticas e campos disciplinares e tem vinculações muito estreitas com a educação. Partindo desses pressupostos, o presente texto visa expor teoricamente (conceitos) e empiricamente (experiências) de aprendizagem sobre corpo e sua interseção com gênero e sexualidades ao longo da vida (infância, juventude, idade adulta, velhice) de estudantes da Linha: Estudos Culturais e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB). Metodologicamente, realizou-se uma análise das representações d@s alun@s escritas espontaneamente e discutidas em dois grupos focais. No primeiro foram analisadas as representações espontâneas, socializadas e debatidas a partir das experiências de cada participante e, no segundo, analisaram-se os discursos após levantamento bibliográfico realizado pel@s alun@s e análise de três filmes sobre a temática. Infere-se que os significados e sentidos atribuídos ao corpo, gênero e sexualidades pelos diferentes sujeitos são influenciados pelas experiências em diferentes fases da vida, bem como pelo contexto e práticas em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "CORPO, DOCÊNCIA, GÊNERO, SEXUALIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID1110_24042015091157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALFRANCIO FERREIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "ALFRANCIO DIAS" "autor_email" => "diasalfrancio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 10841 "edicao_id" => 31 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 1110 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOBRE CORPO, GÊNERO E SEXUALIDADES AO LONGO DA VIDA: UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO" "resumo" => "O corpo sempre se apresentou como objeto problemático à construção dos saberes humanos, tanto em termos de sua definição, como em termos epistemológicos. Apresenta-se como objeto de estudo acadêmico/científico que abarca as mais variadas problemáticas e campos disciplinares e tem vinculações muito estreitas com a educação. Partindo desses pressupostos, o presente texto visa expor teoricamente (conceitos) e empiricamente (experiências) de aprendizagem sobre corpo e sua interseção com gênero e sexualidades ao longo da vida (infância, juventude, idade adulta, velhice) de estudantes da Linha: Estudos Culturais e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB). Metodologicamente, realizou-se uma análise das representações d@s alun@s escritas espontaneamente e discutidas em dois grupos focais. No primeiro foram analisadas as representações espontâneas, socializadas e debatidas a partir das experiências de cada participante e, no segundo, analisaram-se os discursos após levantamento bibliográfico realizado pel@s alun@s e análise de três filmes sobre a temática. Infere-se que os significados e sentidos atribuídos ao corpo, gênero e sexualidades pelos diferentes sujeitos são influenciados pelas experiências em diferentes fases da vida, bem como pelo contexto e práticas em que estão inseridos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "CORPO, DOCÊNCIA, GÊNERO, SEXUALIDADES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV046_MD1_SA2_ID1110_24042015091157.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:57" "updated_at" => "2020-06-09 19:14:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALFRANCIO FERREIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "ALFRANCIO DIAS" "autor_email" => "diasalfrancio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-conages" "edicao_nome" => "Anais XI CONAGES" "edicao_evento" => "XI Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conages/2015" "edicao_logo" => "5e4d926732858_19022020165415.jpg" "edicao_capa" => "5f1840e819853_22072020103640.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-06-03 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }