SCHERER, Fabiana. Construção das finalidades da escola: como formadora do cidadão. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108628>. Acesso em: 25/11/2024 03:44
A educação para a cidadania traz à tona a função institucional da escola de formar cidadãos de forma interdisciplinar e holística, procurando abranger todas as áreas temáticas, integrando muitas habilidades e competências que beneficiarão os alunos ao longo de suas vidas como indivíduos, membros da comunidade, cidadãos e profissionais. Assim, a escola na função de formação para a cidadania pode transformar os alunos em cidadãos mais conscientes e engajados levando-os a uma sociedade mais forte e mais justa. O estudo teve por objetivo desenvolver os conceitos da finalidade da escola na contemporaneidade: como formadora do cidadão. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva de abordagem qualitativa, por meio da dimensão conceitual. Diante do corpus empírico constituído, as escolas enquanto protagonista na formação do aluno, possui diferentes finalidades quanto a importância da cidadania como parte da aprendizagem ao longo da vida. O interesse na educação para a cidadania tem crescido, pois é amplamente reconhecido que a compreensão que envolve os alunos sobre a cidadania traz benefícios sociais necessários para manter valores e crenças, formando cidadãos cumpridores da lei, conscientes dos seus deveres e responsabilidades para com o Estado e a sociedade. A pesquisa concluiu, a escola deve conduzir o aluno a ser capaz de refletir sobre si mesmo e sobre a realidade em que vive. A formação cidadã não deve se restringir apenas à esfera intelectual. Para permitir que o aluno desenvolva juízo de valor, tenha discernimento e saiba como agir diante das diversas circunstâncias cotidianas de forma justa, consciente e responsável, essa formação também deve ter como foco a visão crítica da vida.