DESAFIOS NO ENSINO INCLUSIVO NA PERSPECTIVA DOCENTE: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA ESTATÍSTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108679 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 941 "inscrito_id" => 3683 "titulo" => "DESAFIOS NO ENSINO INCLUSIVO NA PERSPECTIVA DOCENTE: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA ESTATÍSTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "A presente pesquisa, que é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do referido autor principal, buscou analisar as percepções de jovens docentes a respeito do ensino da Matemática para pessoas com deficiência visual. Para auxiliar a coleta de dados, utilizou-se um questionário que buscou direcionar os entrevistados a relatar suas experiências, na formação inicial, em relação ao ensino inclusivo, em especifico, de pessoas com deficiência visual. Teve-se como como aporte teórico, as contribuições de pesquisadores da área de ensino para pessoas com deficiência visual (FERREIRA 2021; SANTOS 2007; SILVA 2022; SANTOS 2015), da Educação Matemática e Estatística (BUSSAB E MORETTIN 2013; D’AMBROSIO 2008; FIORENTINI e LORENZATO 2021) e no auxílio da utilização Materiais de Manipulação no ensino da Matemática (ALVES 2019; FIORENTINI e MIORIN 1990); SILVA 2011). Construindo junto das concepções apresentadas pelos os jovens docentes, buscou-se provocar indagações que direcionam o leitor sobre a desvalorização do ensino inclusivo dentro da formação docente. É importante enfatizar que ser professor é enfrentar desafios constantes e buscar sempre fazer uma autoanalise de sua postura e resiliência em sala de aula ao lidar nas situações diversas. Os dados nos mostram que ainda existe uma grande lacuna nos cursos de formação inicial de professores, nessa perspectiva, faz-se necessário repensar os cursos de formação de professores de Matemática de forma a incluir inciativas voltadas ao ensino de pessoas com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3683_TB941_07072024183802.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR RICARDO PEREIRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "IGOR" "autor_email" => "igortstpalestras@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108679 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 941 "inscrito_id" => 3683 "titulo" => "DESAFIOS NO ENSINO INCLUSIVO NA PERSPECTIVA DOCENTE: O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NO ENSINO DA ESTATÍSTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "A presente pesquisa, que é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso do referido autor principal, buscou analisar as percepções de jovens docentes a respeito do ensino da Matemática para pessoas com deficiência visual. Para auxiliar a coleta de dados, utilizou-se um questionário que buscou direcionar os entrevistados a relatar suas experiências, na formação inicial, em relação ao ensino inclusivo, em especifico, de pessoas com deficiência visual. Teve-se como como aporte teórico, as contribuições de pesquisadores da área de ensino para pessoas com deficiência visual (FERREIRA 2021; SANTOS 2007; SILVA 2022; SANTOS 2015), da Educação Matemática e Estatística (BUSSAB E MORETTIN 2013; D’AMBROSIO 2008; FIORENTINI e LORENZATO 2021) e no auxílio da utilização Materiais de Manipulação no ensino da Matemática (ALVES 2019; FIORENTINI e MIORIN 1990); SILVA 2011). Construindo junto das concepções apresentadas pelos os jovens docentes, buscou-se provocar indagações que direcionam o leitor sobre a desvalorização do ensino inclusivo dentro da formação docente. É importante enfatizar que ser professor é enfrentar desafios constantes e buscar sempre fazer uma autoanalise de sua postura e resiliência em sala de aula ao lidar nas situações diversas. Os dados nos mostram que ainda existe uma grande lacuna nos cursos de formação inicial de professores, nessa perspectiva, faz-se necessário repensar os cursos de formação de professores de Matemática de forma a incluir inciativas voltadas ao ensino de pessoas com deficiência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3683_TB941_07072024183802.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IGOR RICARDO PEREIRA FARIAS" "autor_nome_curto" => "IGOR" "autor_email" => "igortstpalestras@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }