DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ESTUDANTES SURDOS MATRÍCULADOS NO AEE E INCLUIDOS NA ESCOLA REGULAR
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108695 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 960 "inscrito_id" => 3776 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ESTUDANTES SURDOS MATRÍCULADOS NO AEE E INCLUIDOS NA ESCOLA REGULAR" "resumo" => "Este artigo sintetiza os desafios e oportunidades relacionados à inclusão de estudantes surdos em escolas de ensino regular por meio de uma revisão abrangente da literatura. Destaca-se a existência de atitudes preconceituosas e excludentes na sociedade, dificultando a integração desses alunos nas salas de aula, especialmente devido à falta de compreensão da língua materna dos surdos, a Libras, por parte dos professores. Além disso, são discutidas as barreiras sociais e familiares que afetam o processo de inclusão, incluindo questões culturais transmitidas ao longo das gerações. Quando o aluno ingressa na escola no processo de inclusão, o professor encontra na família a primeira barreira no progresso e formação do sujeito, que também devido as suas fragilidades e/ou, até mesmo, por serem vítimas das mais diversas discriminações provocadas pela sociedade que estão inseridas. Os resultados ressaltam a importância da formação e preparação adequada dos professores, bem como da sensibilização da comunidade escolar, para superar esses desafios. O corpo docente e a instituição de ensino, ao receber este estudante, precisam administrar essa diversidade de informações negativas e transformá-las em positivas para atender o aluno com qualidade. A ressignificação da inclusão como um processo de "(re)inserção" na sociedade emerge como uma abordagem promissora, visando garantir a qualidade da educação oferecida a esses estudantes e promover sua participação plena e com equidade na comunidade escolar e na sociedade em geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3776_TB960_06062024182613.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLERY NAYARI DE LIRA CORREIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WALLERY" "autor_email" => "nayare2017@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108695 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 960 "inscrito_id" => 3776 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ESTUDANTES SURDOS MATRÍCULADOS NO AEE E INCLUIDOS NA ESCOLA REGULAR" "resumo" => "Este artigo sintetiza os desafios e oportunidades relacionados à inclusão de estudantes surdos em escolas de ensino regular por meio de uma revisão abrangente da literatura. Destaca-se a existência de atitudes preconceituosas e excludentes na sociedade, dificultando a integração desses alunos nas salas de aula, especialmente devido à falta de compreensão da língua materna dos surdos, a Libras, por parte dos professores. Além disso, são discutidas as barreiras sociais e familiares que afetam o processo de inclusão, incluindo questões culturais transmitidas ao longo das gerações. Quando o aluno ingressa na escola no processo de inclusão, o professor encontra na família a primeira barreira no progresso e formação do sujeito, que também devido as suas fragilidades e/ou, até mesmo, por serem vítimas das mais diversas discriminações provocadas pela sociedade que estão inseridas. Os resultados ressaltam a importância da formação e preparação adequada dos professores, bem como da sensibilização da comunidade escolar, para superar esses desafios. O corpo docente e a instituição de ensino, ao receber este estudante, precisam administrar essa diversidade de informações negativas e transformá-las em positivas para atender o aluno com qualidade. A ressignificação da inclusão como um processo de "(re)inserção" na sociedade emerge como uma abordagem promissora, visando garantir a qualidade da educação oferecida a esses estudantes e promover sua participação plena e com equidade na comunidade escolar e na sociedade em geral." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3776_TB960_06062024182613.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALLERY NAYARI DE LIRA CORREIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WALLERY" "autor_email" => "nayare2017@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }