EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA (TCE-RO) NA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108698 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 963 "inscrito_id" => 3758 "titulo" => "EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA (TCE-RO) NA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES" "resumo" => "Este relato de experiência objetiva analisar a presença dos temas equidade, diversidade e inclusão no curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão Escolar viabilizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), por meio da sua Escola Superior de Contas (ESCon), Estado da Região Norte brasileira, localizada na Amazônia Ocidental. O Curso possibilita o aprofundamento dos fundamentos teórico-práticos dos profissionais de educação da rede pública atuantes na gestão escolar e versa sobre diversos elementos na formação de gestores escolares. Focaliza na elevação da qualidade da Educação Básica, à reflexão da organização da escola e a relevância de suas articulações na construção da cidadania. O cerne da experiência consiste no módulo do curso intitulado “Gestão Escolar para a Equidade: Diversidade e Inclusão”. O módulo explora temas como a desconstrução do sujeito universal, violências de gênero e racial, etarismo, intolerância religiosa, racismo religioso, letramento racial, direito à escola como espaço seguro para todas e todos, Bases Legais. Por fim, aborda a proposição de ações práticas que os gestores possam adotar em suas unidades escolares para combater diversas formas de preconceito. Para alcançar o objetivo proposto neste estudo, foi adotado enquanto procedimento metodológico o relato de experiência da coordenação, alunos e professores do módulo aqui debatido. Os sujeitos foram 64 gestores escolares e a coordenação do curso. Identificamos que, ao propor reflexões teóricas e práticas norteadas pela filosofia e legislação, o curso pode inspirar mudanças efetivas na realidade educacional de Rondônia. Destaca-se o ineditismo da proposta curricular e seu alinhamento à legislação educacional. Evidencia, ainda, a integração e o compromisso da ESCon/TCE-RO em promover articulação e ações estruturadas para a indução da efetividade de políticas públicas, contribuindo para uma educação equânime, alinhada aos princípios da educação inclusiva, da diversidade e dos direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3758_TB963_06062024145954.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILMA FERREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "ILMA" "autor_email" => "ilmabritolima@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108698 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 963 "inscrito_id" => 3758 "titulo" => "EQUIDADE, DIVERSIDADE E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA: A CONTRIBUIÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE RONDÔNIA (TCE-RO) NA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES" "resumo" => "Este relato de experiência objetiva analisar a presença dos temas equidade, diversidade e inclusão no curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Gestão Escolar viabilizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), por meio da sua Escola Superior de Contas (ESCon), Estado da Região Norte brasileira, localizada na Amazônia Ocidental. O Curso possibilita o aprofundamento dos fundamentos teórico-práticos dos profissionais de educação da rede pública atuantes na gestão escolar e versa sobre diversos elementos na formação de gestores escolares. Focaliza na elevação da qualidade da Educação Básica, à reflexão da organização da escola e a relevância de suas articulações na construção da cidadania. O cerne da experiência consiste no módulo do curso intitulado “Gestão Escolar para a Equidade: Diversidade e Inclusão”. O módulo explora temas como a desconstrução do sujeito universal, violências de gênero e racial, etarismo, intolerância religiosa, racismo religioso, letramento racial, direito à escola como espaço seguro para todas e todos, Bases Legais. Por fim, aborda a proposição de ações práticas que os gestores possam adotar em suas unidades escolares para combater diversas formas de preconceito. Para alcançar o objetivo proposto neste estudo, foi adotado enquanto procedimento metodológico o relato de experiência da coordenação, alunos e professores do módulo aqui debatido. Os sujeitos foram 64 gestores escolares e a coordenação do curso. Identificamos que, ao propor reflexões teóricas e práticas norteadas pela filosofia e legislação, o curso pode inspirar mudanças efetivas na realidade educacional de Rondônia. Destaca-se o ineditismo da proposta curricular e seu alinhamento à legislação educacional. Evidencia, ainda, a integração e o compromisso da ESCon/TCE-RO em promover articulação e ações estruturadas para a indução da efetividade de políticas públicas, contribuindo para uma educação equânime, alinhada aos princípios da educação inclusiva, da diversidade e dos direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3758_TB963_06062024145954.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILMA FERREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "ILMA" "autor_email" => "ilmabritolima@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }