ANTÔNIA MOTTA: ENTRE O SER E SE FAZER PROFESSORA NEGRA EM CLASSES DO ENSINO PRÉ-PRIMÁRIO (1960-1990)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108915 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 3447 "titulo" => "ANTÔNIA MOTTA: ENTRE O SER E SE FAZER PROFESSORA NEGRA EM CLASSES DO ENSINO PRÉ-PRIMÁRIO (1960-1990)" "resumo" => "Trata-se de um projeto de investigação apresentado como proposta de estágio pós-doutoral, com temática focada no processo de formação, inclusão e profissionalização de docentes negros no ensino pré-primário. O estudo tem limite temporal demarcado pelo período de 1960 a 1990 e, espacialmente, insere-se em um município da região centro oeste de Minas Gerais, tendo como locus uma escola infantil combinada da cidade. Objetiva identificar os itinerários sociais, culturais e formativos percorridos por Antônia Motta e analisar como essas trajetórias contribuíram para que ela, uma moça do campo, pobre e negra, se constituísse em uma notável professora do ensino pré-primário em uma das escolas mais elitistas do município. Busca desvelar a história da formação de professores negros no Brasil em sua complexa dimensão e estrutura excludente. Propõe identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pela professora biografada em seu processo de ser e se fazer professora negra em classes do ensino pré-primário, bem como os possíveis obstáculos enfrentados por ela e como foram contornados ou superados. Para isso, levanta a produção bibliográfica que contempla e discute a temática apresentada, buscando compreender o cenário sociocultural da época. A pesquisa bibliográfica fornece os elementos necessários para a construção das bases lógicas e conceituais que tratam o problema de pesquisa, fundamenta as argumentações e viabiliza alcançar o objetivo proposto. O estudo está assentado nos postulados da História Cultural e da História Oral de Vida, tendo a Micro-História como unidade de análise. Além de fontes documentais e iconográficas, as entrevistas orais constituem o principal percurso metodológico para coletar os dados necessários ao desenvolvimento da investigação e à busca de respostas para a questão central apresentada. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, com finalização prevista para julho de 2024. Em seu movimento explicativo, o escrito suscita novas indagações sobre a inclusão de docentes negros no ensino pré-primário. Espera-se que os achados encontrados possam ampliar pesquisas já realizadas e, sobretudo, contribuir para a fertilização do debate historiográfico sobre a docência negra no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3447_TB83_27102024130404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO RESENDE COSTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIO RESENDE" "autor_email" => "jresendecosta@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108915 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 83 "inscrito_id" => 3447 "titulo" => "ANTÔNIA MOTTA: ENTRE O SER E SE FAZER PROFESSORA NEGRA EM CLASSES DO ENSINO PRÉ-PRIMÁRIO (1960-1990)" "resumo" => "Trata-se de um projeto de investigação apresentado como proposta de estágio pós-doutoral, com temática focada no processo de formação, inclusão e profissionalização de docentes negros no ensino pré-primário. O estudo tem limite temporal demarcado pelo período de 1960 a 1990 e, espacialmente, insere-se em um município da região centro oeste de Minas Gerais, tendo como locus uma escola infantil combinada da cidade. Objetiva identificar os itinerários sociais, culturais e formativos percorridos por Antônia Motta e analisar como essas trajetórias contribuíram para que ela, uma moça do campo, pobre e negra, se constituísse em uma notável professora do ensino pré-primário em uma das escolas mais elitistas do município. Busca desvelar a história da formação de professores negros no Brasil em sua complexa dimensão e estrutura excludente. Propõe identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pela professora biografada em seu processo de ser e se fazer professora negra em classes do ensino pré-primário, bem como os possíveis obstáculos enfrentados por ela e como foram contornados ou superados. Para isso, levanta a produção bibliográfica que contempla e discute a temática apresentada, buscando compreender o cenário sociocultural da época. A pesquisa bibliográfica fornece os elementos necessários para a construção das bases lógicas e conceituais que tratam o problema de pesquisa, fundamenta as argumentações e viabiliza alcançar o objetivo proposto. O estudo está assentado nos postulados da História Cultural e da História Oral de Vida, tendo a Micro-História como unidade de análise. Além de fontes documentais e iconográficas, as entrevistas orais constituem o principal percurso metodológico para coletar os dados necessários ao desenvolvimento da investigação e à busca de respostas para a questão central apresentada. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, com finalização prevista para julho de 2024. Em seu movimento explicativo, o escrito suscita novas indagações sobre a inclusão de docentes negros no ensino pré-primário. Espera-se que os achados encontrados possam ampliar pesquisas já realizadas e, sobretudo, contribuir para a fertilização do debate historiográfico sobre a docência negra no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3447_TB83_27102024130404.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIO RESENDE COSTA" "autor_nome_curto" => "JÚLIO RESENDE" "autor_email" => "jresendecosta@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }