Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANTÔNIA MOTTA: ENTRE O SER E SE FAZER PROFESSORA NEGRA EM CLASSES DO ENSINO PRÉ-PRIMÁRIO (1960-1990)

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Trata-se de um projeto de investigação apresentado como proposta de estágio pós-doutoral, com temática focada no processo de formação, inclusão e profissionalização de docentes negros no ensino pré-primário. O estudo tem limite temporal demarcado pelo período de 1960 a 1990 e, espacialmente, insere-se em um município da região centro oeste de Minas Gerais, tendo como locus uma escola infantil combinada da cidade. Objetiva identificar os itinerários sociais, culturais e formativos percorridos por Antônia Motta e analisar como essas trajetórias contribuíram para que ela, uma moça do campo, pobre e negra, se constituísse em uma notável professora do ensino pré-primário em uma das escolas mais elitistas do município. Busca desvelar a história da formação de professores negros no Brasil em sua complexa dimensão e estrutura excludente. Propõe identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pela professora biografada em seu processo de ser e se fazer professora negra em classes do ensino pré-primário, bem como os possíveis obstáculos enfrentados por ela e como foram contornados ou superados. Para isso, levanta a produção bibliográfica que contempla e discute a temática apresentada, buscando compreender o cenário sociocultural da época. A pesquisa bibliográfica fornece os elementos necessários para a construção das bases lógicas e conceituais que tratam o problema de pesquisa, fundamenta as argumentações e viabiliza alcançar o objetivo proposto. O estudo está assentado nos postulados da História Cultural e da História Oral de Vida, tendo a Micro-História como unidade de análise. Além de fontes documentais e iconográficas, as entrevistas orais constituem o principal percurso metodológico para coletar os dados necessários ao desenvolvimento da investigação e à busca de respostas para a questão central apresentada. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento, com finalização prevista para julho de 2024. Em seu movimento explicativo, o escrito suscita novas indagações sobre a inclusão de docentes negros no ensino pré-primário. Espera-se que os achados encontrados possam ampliar pesquisas já realizadas e, sobretudo, contribuir para a fertilização do debate historiográfico sobre a docência negra no Brasil.

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