O presente trabalho busca analisar por meio de pesquisas bibliográfica e documental quais os principais fatores que influenciam os estudantes negros (as) do ensino superior das universidades públicas brasileiras na escolha de seus cursos. Esse questionamento emerge através de um levantamento realizado para minha pesquisa de doutorado em andamento, na qual é possível identificar, de forma significativa, que a candidatura aos cursos de maiores prestígios, como por exemplo, os cursos de engenharias ou medicina, têm uma procura muito baixa em comparação aos cursos de licenciaturas, pedagogia, administração, entre outros. Nesse sentido, a pesquisa busca discutir, no bojo das políticas de ação afirmativa, qual a efetividade do sistema de cotas, para superar os desafios da segregação racial na formação acadêmica. Utilizamos nesse estudo as contribuições para as análises política e social de Pierre Bourdieu, para as reflexões sobre as relações étnico-raciais recorremos aos estudos de Florestan Fernandes, Hall e Munanga,, e para as reflexões sobre educação e ação afirmativa, recorremos aos estudos de Ahyas Siss, Carlos Hasenbalg e outros.