Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGOS POSSÍVEIS: O USO DO PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109040
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 2753
    "titulo" => "DIÁLOGOS POSSÍVEIS: O USO DO PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O propósito deste trabalho é analisar como o uso do podcast, pode resultar em melhorias significativas na construção do conhecimento histórico. Esta análise é feita sob a perspectiva de que os podcasts proporcionam uma experiência imersiva, colaborativa e didática, transformando a maneira como os alunos se engajam com o conteúdo histórico. Este artigo adota uma abordagem qualitativa, revisando diversos autores que discutem como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser integradas eficazmente no processo educacional. Em particular, exploramos como o podcast, um recurso multimídia que combina elementos auditivos, pode ser utilizado pelo professor como um instrumento didático inovador. Esta abordagem não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem mas também promove uma maior interação entre alunos e professores, possibilitando uma construção conjunta do conhecimento. É vital reconhecer que o ambiente escolar deve evoluir além das tradições pedagógicas que frequentemente resultam em desinteresse por parte dos estudantes. Um ambiente que estimula a curiosidade e o interesse pelos estudos históricos, sem comprometer o rigor técnico de uma pesquisa séria, é essencial. Os podcasts podem desempenhar um papel crucial nesta transformação, pois permitem a exploração de temas históricos de maneira mais dinâmica e envolvente. Eles oferecem aos estudantes uma maneira de explorar a história através de narrativas cativantes, análises aprofundadas e discussões interativas, tornando o aprendizado mais relevante e acessível. Além disso, o uso de podcasts no ensino de história pode ajudar a desenvolver habilidades críticas nos alunos, como pensamento crítico, capacidade de análise e síntese, e habilidades de comunicação. Ao incentivar os alunos a criarem seus próprios podcasts, os professores podem fomentar a pesquisa independente, a criatividade e a colaboração, habilidades essenciais no século XXI. Este artigo, portanto, não apenas destaca a importância do podcast como uma ferramenta pedagógica, mas também sugere maneiras práticas de sua implementação em ambientes educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2753_TB254_27102024220049.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL SALCEDO CORREA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gbrsalcedo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109040
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 254
    "inscrito_id" => 2753
    "titulo" => "DIÁLOGOS POSSÍVEIS: O USO DO PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA"
    "resumo" => "O propósito deste trabalho é analisar como o uso do podcast, pode resultar em melhorias significativas na construção do conhecimento histórico. Esta análise é feita sob a perspectiva de que os podcasts proporcionam uma experiência imersiva, colaborativa e didática, transformando a maneira como os alunos se engajam com o conteúdo histórico. Este artigo adota uma abordagem qualitativa, revisando diversos autores que discutem como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser integradas eficazmente no processo educacional. Em particular, exploramos como o podcast, um recurso multimídia que combina elementos auditivos, pode ser utilizado pelo professor como um instrumento didático inovador. Esta abordagem não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem mas também promove uma maior interação entre alunos e professores, possibilitando uma construção conjunta do conhecimento. É vital reconhecer que o ambiente escolar deve evoluir além das tradições pedagógicas que frequentemente resultam em desinteresse por parte dos estudantes. Um ambiente que estimula a curiosidade e o interesse pelos estudos históricos, sem comprometer o rigor técnico de uma pesquisa séria, é essencial. Os podcasts podem desempenhar um papel crucial nesta transformação, pois permitem a exploração de temas históricos de maneira mais dinâmica e envolvente. Eles oferecem aos estudantes uma maneira de explorar a história através de narrativas cativantes, análises aprofundadas e discussões interativas, tornando o aprendizado mais relevante e acessível. Além disso, o uso de podcasts no ensino de história pode ajudar a desenvolver habilidades críticas nos alunos, como pensamento crítico, capacidade de análise e síntese, e habilidades de comunicação. Ao incentivar os alunos a criarem seus próprios podcasts, os professores podem fomentar a pesquisa independente, a criatividade e a colaboração, habilidades essenciais no século XXI. Este artigo, portanto, não apenas destaca a importância do podcast como uma ferramenta pedagógica, mas também sugere maneiras práticas de sua implementação em ambientes educacionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2753_TB254_27102024220049.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL SALCEDO CORREA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gbrsalcedo@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O propósito deste trabalho é analisar como o uso do podcast, pode resultar em melhorias significativas na construção do conhecimento histórico. Esta análise é feita sob a perspectiva de que os podcasts proporcionam uma experiência imersiva, colaborativa e didática, transformando a maneira como os alunos se engajam com o conteúdo histórico. Este artigo adota uma abordagem qualitativa, revisando diversos autores que discutem como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser integradas eficazmente no processo educacional. Em particular, exploramos como o podcast, um recurso multimídia que combina elementos auditivos, pode ser utilizado pelo professor como um instrumento didático inovador. Esta abordagem não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem mas também promove uma maior interação entre alunos e professores, possibilitando uma construção conjunta do conhecimento. É vital reconhecer que o ambiente escolar deve evoluir além das tradições pedagógicas que frequentemente resultam em desinteresse por parte dos estudantes. Um ambiente que estimula a curiosidade e o interesse pelos estudos históricos, sem comprometer o rigor técnico de uma pesquisa séria, é essencial. Os podcasts podem desempenhar um papel crucial nesta transformação, pois permitem a exploração de temas históricos de maneira mais dinâmica e envolvente. Eles oferecem aos estudantes uma maneira de explorar a história através de narrativas cativantes, análises aprofundadas e discussões interativas, tornando o aprendizado mais relevante e acessível. Além disso, o uso de podcasts no ensino de história pode ajudar a desenvolver habilidades críticas nos alunos, como pensamento crítico, capacidade de análise e síntese, e habilidades de comunicação. Ao incentivar os alunos a criarem seus próprios podcasts, os professores podem fomentar a pesquisa independente, a criatividade e a colaboração, habilidades essenciais no século XXI. Este artigo, portanto, não apenas destaca a importância do podcast como uma ferramenta pedagógica, mas também sugere maneiras práticas de sua implementação em ambientes educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.