O propósito deste trabalho é analisar como o uso do podcast, pode resultar em melhorias significativas na construção do conhecimento histórico. Esta análise é feita sob a perspectiva de que os podcasts proporcionam uma experiência imersiva, colaborativa e didática, transformando a maneira como os alunos se engajam com o conteúdo histórico. Este artigo adota uma abordagem qualitativa, revisando diversos autores que discutem como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser integradas eficazmente no processo educacional. Em particular, exploramos como o podcast, um recurso multimídia que combina elementos auditivos, pode ser utilizado pelo professor como um instrumento didático inovador. Esta abordagem não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem mas também promove uma maior interação entre alunos e professores, possibilitando uma construção conjunta do conhecimento. É vital reconhecer que o ambiente escolar deve evoluir além das tradições pedagógicas que frequentemente resultam em desinteresse por parte dos estudantes. Um ambiente que estimula a curiosidade e o interesse pelos estudos históricos, sem comprometer o rigor técnico de uma pesquisa séria, é essencial. Os podcasts podem desempenhar um papel crucial nesta transformação, pois permitem a exploração de temas históricos de maneira mais dinâmica e envolvente. Eles oferecem aos estudantes uma maneira de explorar a história através de narrativas cativantes, análises aprofundadas e discussões interativas, tornando o aprendizado mais relevante e acessível. Além disso, o uso de podcasts no ensino de história pode ajudar a desenvolver habilidades críticas nos alunos, como pensamento crítico, capacidade de análise e síntese, e habilidades de comunicação. Ao incentivar os alunos a criarem seus próprios podcasts, os professores podem fomentar a pesquisa independente, a criatividade e a colaboração, habilidades essenciais no século XXI. Este artigo, portanto, não apenas destaca a importância do podcast como uma ferramenta pedagógica, mas também sugere maneiras práticas de sua implementação em ambientes educacionais.