DIÁLOGOS POSSÍVEIS: O USO DO PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109040 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 2753 "titulo" => "DIÁLOGOS POSSÍVEIS: O USO DO PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O propósito deste trabalho é analisar como o uso do podcast, pode resultar em melhorias significativas na construção do conhecimento histórico. Esta análise é feita sob a perspectiva de que os podcasts proporcionam uma experiência imersiva, colaborativa e didática, transformando a maneira como os alunos se engajam com o conteúdo histórico. Este artigo adota uma abordagem qualitativa, revisando diversos autores que discutem como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser integradas eficazmente no processo educacional. Em particular, exploramos como o podcast, um recurso multimídia que combina elementos auditivos, pode ser utilizado pelo professor como um instrumento didático inovador. Esta abordagem não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem mas também promove uma maior interação entre alunos e professores, possibilitando uma construção conjunta do conhecimento. É vital reconhecer que o ambiente escolar deve evoluir além das tradições pedagógicas que frequentemente resultam em desinteresse por parte dos estudantes. Um ambiente que estimula a curiosidade e o interesse pelos estudos históricos, sem comprometer o rigor técnico de uma pesquisa séria, é essencial. Os podcasts podem desempenhar um papel crucial nesta transformação, pois permitem a exploração de temas históricos de maneira mais dinâmica e envolvente. Eles oferecem aos estudantes uma maneira de explorar a história através de narrativas cativantes, análises aprofundadas e discussões interativas, tornando o aprendizado mais relevante e acessível. Além disso, o uso de podcasts no ensino de história pode ajudar a desenvolver habilidades críticas nos alunos, como pensamento crítico, capacidade de análise e síntese, e habilidades de comunicação. Ao incentivar os alunos a criarem seus próprios podcasts, os professores podem fomentar a pesquisa independente, a criatividade e a colaboração, habilidades essenciais no século XXI. Este artigo, portanto, não apenas destaca a importância do podcast como uma ferramenta pedagógica, mas também sugere maneiras práticas de sua implementação em ambientes educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2753_TB254_27102024220049.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL SALCEDO CORREA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gbrsalcedo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109040 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 254 "inscrito_id" => 2753 "titulo" => "DIÁLOGOS POSSÍVEIS: O USO DO PODCAST COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA" "resumo" => "O propósito deste trabalho é analisar como o uso do podcast, pode resultar em melhorias significativas na construção do conhecimento histórico. Esta análise é feita sob a perspectiva de que os podcasts proporcionam uma experiência imersiva, colaborativa e didática, transformando a maneira como os alunos se engajam com o conteúdo histórico. Este artigo adota uma abordagem qualitativa, revisando diversos autores que discutem como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) podem ser integradas eficazmente no processo educacional. Em particular, exploramos como o podcast, um recurso multimídia que combina elementos auditivos, pode ser utilizado pelo professor como um instrumento didático inovador. Esta abordagem não apenas enriquece o processo de ensino-aprendizagem mas também promove uma maior interação entre alunos e professores, possibilitando uma construção conjunta do conhecimento. É vital reconhecer que o ambiente escolar deve evoluir além das tradições pedagógicas que frequentemente resultam em desinteresse por parte dos estudantes. Um ambiente que estimula a curiosidade e o interesse pelos estudos históricos, sem comprometer o rigor técnico de uma pesquisa séria, é essencial. Os podcasts podem desempenhar um papel crucial nesta transformação, pois permitem a exploração de temas históricos de maneira mais dinâmica e envolvente. Eles oferecem aos estudantes uma maneira de explorar a história através de narrativas cativantes, análises aprofundadas e discussões interativas, tornando o aprendizado mais relevante e acessível. Além disso, o uso de podcasts no ensino de história pode ajudar a desenvolver habilidades críticas nos alunos, como pensamento crítico, capacidade de análise e síntese, e habilidades de comunicação. Ao incentivar os alunos a criarem seus próprios podcasts, os professores podem fomentar a pesquisa independente, a criatividade e a colaboração, habilidades essenciais no século XXI. Este artigo, portanto, não apenas destaca a importância do podcast como uma ferramenta pedagógica, mas também sugere maneiras práticas de sua implementação em ambientes educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2753_TB254_27102024220049.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL SALCEDO CORREA" "autor_nome_curto" => "GABRIEL" "autor_email" => "gbrsalcedo@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }