INSERÇÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 NO CURRÍCULO ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109060 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => 5474 "titulo" => "INSERÇÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 NO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "A Agenda 2030, composta por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem por finalidade o compromisso de atingir em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Envolve alcançar metas em setores extremamente importantes para a humanidade e para o planeta. Índices dos ODS das Cidades Brasileiras (IDSC-BR) revelam indicadores que demandam intervenções socioambientais. A escola é um segmento social importante para contribuir nesta direção. O estudo tem como objetivo desenvolver, com a colaboração de estudantes, diretrizes para inserção dos ODS da Agenda 2030 no currículo escolar. A pesquisa é qualitativa, exploratória e participante e está sendo realizada numa escola pública da cidade de Natal-RN. Os dados são obtidos a partir da análise documental, bibliográfica, aplicação de questionários, observação participante e grupo focal. Os temas ambientais contextualizados estão sendo investigados com a participação dos estudantes da educação básica, gerando dialogo sobre problemáticas e elaborando soluções por projetos, estudos e ações. Os documentos curriculares oficiais mostram-se em consonância com a Agenda 2030, pelo anseio da transformação da sociedade e a proteção ao meio ambiente através do desenvolvimento de competências e habilidades. O espaço escolar é o lócus para atividades educativas e ações locais em articulação com as demandas globais, a exemplo da adaptação climática e projetos baseados na natureza. Espera-se concretizar ações educativas, que integre escola - comunidade, e colabore para melhorar IDSC no município de Natal no Rio Grande do Norte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5474_TB286_01102024164702.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSANA DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "rosanadeolima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109060 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 286 "inscrito_id" => 5474 "titulo" => "INSERÇÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 NO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "A Agenda 2030, composta por 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) tem por finalidade o compromisso de atingir em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Envolve alcançar metas em setores extremamente importantes para a humanidade e para o planeta. Índices dos ODS das Cidades Brasileiras (IDSC-BR) revelam indicadores que demandam intervenções socioambientais. A escola é um segmento social importante para contribuir nesta direção. O estudo tem como objetivo desenvolver, com a colaboração de estudantes, diretrizes para inserção dos ODS da Agenda 2030 no currículo escolar. A pesquisa é qualitativa, exploratória e participante e está sendo realizada numa escola pública da cidade de Natal-RN. Os dados são obtidos a partir da análise documental, bibliográfica, aplicação de questionários, observação participante e grupo focal. Os temas ambientais contextualizados estão sendo investigados com a participação dos estudantes da educação básica, gerando dialogo sobre problemáticas e elaborando soluções por projetos, estudos e ações. Os documentos curriculares oficiais mostram-se em consonância com a Agenda 2030, pelo anseio da transformação da sociedade e a proteção ao meio ambiente através do desenvolvimento de competências e habilidades. O espaço escolar é o lócus para atividades educativas e ações locais em articulação com as demandas globais, a exemplo da adaptação climática e projetos baseados na natureza. Espera-se concretizar ações educativas, que integre escola - comunidade, e colabore para melhorar IDSC no município de Natal no Rio Grande do Norte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5474_TB286_01102024164702.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSANA DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "rosanadeolima@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }