A presente pesquisa de abordagem qualitativa descritiva discute sobre as práticas pedagógicas de professores (as) de Biologia para inclusão escolar dos alunos diagnosticados com autismo. É importante destacar que esta pesquisa está em andamento com previsão de término para junho de 2024. Salienta-se também que por envolver ser humano passou pelo Comitê de ética, respeitando os interesses dos entrevistados. O fundamento por pesquisar esse tema surgiu da necessidade teórico-prática de conhecer sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), bem como verificar como os (as) professores (as), sobretudo de Biologia, desenvolvem as aulas de maneira estratégicas para o ensino-aprendizagem dos discentes com esse diagnóstico. Dessa forma, objetiva-se analisar as percepções de professores (as) de Biologia, do Ensino Médio Integrado ao Técnico, atuantes no IFPI – Campus São João do Piauí sobre os desafios e as possibilidades na prática pedagógica para uma educação inclusiva dos (as) alunos (as) com Transtorno do Espectro Autista, frente à garantia de acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, o procedimento metodológico adotado ocorreu por meio de entrevistas gravadas com questões semiestruturadas, utilizando de um formulário constituído por dez questões, sendo que os (as) participantes da pesquisa foram cinco professores (as) atuantes do IFPI – Campus São João do Piauí. É relevante destacar que os resultados da pesquisa estão em andamento, mas que de forma parcial pode-se inferir que os professores (as) de Biologia reconheçam a necessidade de um preparado didático-metodológico para atuarem em salas de aula que tenham a presença de alunos (as) com autismo. Desse modo, este estudo contribuirá com pesquisas já existentes na área do TEA, oferecendo-lhes mais suporte teórico para fundamentação de novas pesquisas, de maneira a despertar pesquisadores interessados em investigar sobre o tema.