As aulas práticas desempenham um papel essencial na melhoria do ensino, oferecendo uma abordagem dinâmica e interativa que permite aos alunos vivenciar na prática o conteúdo estudado. Esta experiência prática não apenas ajuda na fixação do conhecimento, mas também estimula a curiosidade, a criatividade e o interesse dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e motivador. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo promover a participação dos alunos e aprofundar a compreensão do estudo dos fósseis e do solo. Para isto foram desenvolvidas atividades como experiências, análises investigativas, leituras coletivas (incluindo trechos do livro "O que só as minhocas podem ver", de Luana Teixeira), pintura livre e um caça palavras, tendo como referência a metodológica rotação por estações. Essa abordagem permitiu que os alunos se envolvessem ativamente no processo de aprendizagem, promovendo autonomia e colaboração. Além disso, a rotação por estações possibilitou atender às diferentes necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos, oferecendo variedade e oportunidades para explorar o conteúdo de maneiras diversas. Essa metodologia permitiu também, destacar o patrimônio histórico e cultural da cidade em que os estudantes residem, Penedo Alagoas, uma das mais belas do baixo São Francisco, por meio do cenário da história que permitiu uma passeio pela cidade.