Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS LIMITES E AS POSSIBILIDADES DA APLICAÇÃO DO SOFTWARE ASSOCIE FRAÇÕES NO ENSINO DO CONTEÚDO DE FRAÇÕES À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este presente artigo acadêmico teve como objeto de estudo a seguinte temática: Quais são os possíveis usos e quais são os limites para o uso do software educacional denominado, Associe Frações, no ensino do conteúdo matemático de frações em consonância com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC? Em relação ao objetivo principal desta pesquisa buscou-se analisar quais são os limites e quais são as possibilidades da utilização do software Associe Frações no ensino do conteúdo de frações à luz da Base Nacional Comum Curricular. Em decorrência da delimitação do objetivo geral desta pesquisa fez-se necessária a elaboração de três objetivos específicos: Identificar as habilidades da disciplina de matemática descritas pela Base Nacional Comum Curricular referentes ao ensino de frações; Caracterizar as propriedades do software Associe Frações; Identificar as possibilidades e os limites da utilização do software Associe Frações no ensino de frações. Como aporte teórico esta pesquisa fundamenta-se nos estudos realizados por pesquisadores que abordam as dificuldades de aprendizagem dos conceitos referentes ao ensino das frações, como Ribeiro (2017), Araújo (2000), Corrêa (1999) dentre outros. Ao término da análise desta pesquisa qualitativa de natureza exploratória pôde-se perceber que o software educacional Associe Frações possui características que podem tornar o processo de ensino aprendizagem menos enfadonho, quando se trata de ensinar matemática.

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