LÚDICO: BINGO QUÍMICO - TABELA PERIÓDICA, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109403 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 6715 "titulo" => "LÚDICO: BINGO QUÍMICO - TABELA PERIÓDICA, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO" "resumo" => "A busca pelo aprimoramento do ensino nas diferentes perspectivas sociais propõe uma postura metodológica para a viabilização do ensino de Química com a aplicação dos recursos didáticos para o aprofundamento pedagógico, através das discussões, simulações, jogos e experiências com materiais alternativos de baixo custo, de maneira a disseminar o saber científico e com ampla difusão dos conhecimentos e procedimentos científicos no cotidiano dos discentes. Para tanto, deve-se aproveitar a curiosidade natural dos discentes e despertá-los para o interesse por Química, de modo a evidenciar o sentido para a observação e descobertas, a percepção da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente, a prevenção de doenças, a higiene pessoal, a existência do ar, os estados da matéria, entre outros, de acordo com os conteúdos aplicados. O objetivo incide no subsidio e apoio ao ensino das escolas do Ensino Fundamental e Médio da cidade de Acopiara-CE, fornecendo materiais alternativos como o lúdico para o desenvolvimento de atividades pedagógicas da área da Química com apropriação e motivação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. A metodologia consiste na inserção de jogos didáticos da área de Química nas escolas a partir de recursos alternativos, como reciclagem de papel, biscuit, pet e outros. Como resultado, o lúdico “Bingo da Tabela Periódica” foi utilizado como atividade num evento científico “SNCT - Universo IFCE 2023” para discentes do ensino médio e superior, o qual se observou a instigação da busca do conhecimento adquirido, além da relação interpessoal, como forma de estruturação de processos com apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, fundamentados no projeto pedagógico, no sentido de abordar a Química com visão futurística para a melhoria da qualidade de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6715_TB756_23102024080443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHEFANNE LIMA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "STHEFANNE" "autor_email" => "sthefanne.lima10@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109403 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 756 "inscrito_id" => 6715 "titulo" => "LÚDICO: BINGO QUÍMICO - TABELA PERIÓDICA, COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO" "resumo" => "A busca pelo aprimoramento do ensino nas diferentes perspectivas sociais propõe uma postura metodológica para a viabilização do ensino de Química com a aplicação dos recursos didáticos para o aprofundamento pedagógico, através das discussões, simulações, jogos e experiências com materiais alternativos de baixo custo, de maneira a disseminar o saber científico e com ampla difusão dos conhecimentos e procedimentos científicos no cotidiano dos discentes. Para tanto, deve-se aproveitar a curiosidade natural dos discentes e despertá-los para o interesse por Química, de modo a evidenciar o sentido para a observação e descobertas, a percepção da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente, a prevenção de doenças, a higiene pessoal, a existência do ar, os estados da matéria, entre outros, de acordo com os conteúdos aplicados. O objetivo incide no subsidio e apoio ao ensino das escolas do Ensino Fundamental e Médio da cidade de Acopiara-CE, fornecendo materiais alternativos como o lúdico para o desenvolvimento de atividades pedagógicas da área da Química com apropriação e motivação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. A metodologia consiste na inserção de jogos didáticos da área de Química nas escolas a partir de recursos alternativos, como reciclagem de papel, biscuit, pet e outros. Como resultado, o lúdico “Bingo da Tabela Periódica” foi utilizado como atividade num evento científico “SNCT - Universo IFCE 2023” para discentes do ensino médio e superior, o qual se observou a instigação da busca do conhecimento adquirido, além da relação interpessoal, como forma de estruturação de processos com apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, fundamentados no projeto pedagógico, no sentido de abordar a Química com visão futurística para a melhoria da qualidade de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6715_TB756_23102024080443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "STHEFANNE LIMA ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "STHEFANNE" "autor_email" => "sthefanne.lima10@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }