A busca pelo aprimoramento do ensino nas diferentes perspectivas sociais propõe uma postura metodológica para a viabilização do ensino de Química com a aplicação dos recursos didáticos para o aprofundamento pedagógico, através das discussões, simulações, jogos e experiências com materiais alternativos de baixo custo, de maneira a disseminar o saber científico e com ampla difusão dos conhecimentos e procedimentos científicos no cotidiano dos discentes. Para tanto, deve-se aproveitar a curiosidade natural dos discentes e despertá-los para o interesse por Química, de modo a evidenciar o sentido para a observação e descobertas, a percepção da natureza e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente, a prevenção de doenças, a higiene pessoal, a existência do ar, os estados da matéria, entre outros, de acordo com os conteúdos aplicados. O objetivo incide no subsidio e apoio ao ensino das escolas do Ensino Fundamental e Médio da cidade de Acopiara-CE, fornecendo materiais alternativos como o lúdico para o desenvolvimento de atividades pedagógicas da área da Química com apropriação e motivação dos conhecimentos científicos e tecnológicos. A metodologia consiste na inserção de jogos didáticos da área de Química nas escolas a partir de recursos alternativos, como reciclagem de papel, biscuit, pet e outros. Como resultado, o lúdico “Bingo da Tabela Periódica” foi utilizado como atividade num evento científico “SNCT - Universo IFCE 2023” para discentes do ensino médio e superior, o qual se observou a instigação da busca do conhecimento adquirido, além da relação interpessoal, como forma de estruturação de processos com apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos, fundamentados no projeto pedagógico, no sentido de abordar a Química com visão futurística para a melhoria da qualidade de ensino.