As argumentações de pesquisas envolvendo a temática ambiental “Plásticos” e “Ensino de Química” suscitam discussões que precisam ser debatidas em sala de aula. Elucidar o papel da Ciência “Química” em tal situação exige do profissional professor de Química, um olhar envolto sobre leituras exploratórias e descritivas que abordem tal temática. A presente pesquisa fundamenta-se numa revisão de literatura construída sobre as bases de pesquisas apresentadas por pesquisadores na temática em eventos científicos (CBQ, ENEQ, SIMPEQUI e ENPEC) de relevância para os profissionais de Química. Constatou-se através das leituras por meio de fichamentos, uma abordagem heróica e uma abordagem vilã da Química, pouco explorada em trabalhos publicados pelos pesquisadores profissionais da área. Sendo o plástico, um dos derivados do petróleo, a questão primordial para o profissional da Química é, explanar e especificar, quais os conteúdos curriculares que abordam tal temática e quais as soluções que a comunidade científica da área poderia propor para minimizar os problemas decorrentes de sua utilização pelos seres humanos? As poucas pesquisas mostram que os plásticos, trazem inúmeros malefícios agregados a degradação ambiental no planeta, entretanto, sua utilização gira em torno de um sistema mercadológico capitalista. Existe uma vasta lacuna, que precisa ser ensinada, abordada e debatida dentro das salas de aulas no contexto brasileiro, visto que a degradação ambiental que envolve a utilização dos plásticos, afasta de forma real, a saúde de todos os tipos de seres vivos na Terra.