EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMAZÔNIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA (2014-2022)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111988 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4436 "inscrito_id" => 9911 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMAZÔNIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA (2014-2022)" "resumo" => "A produção aborda a importancia da educação inclusiva nas escolas conforme previsto na Lei n° 12.796/2013, art.58, com destaque para as escolas dentro da Amazônia. A pesquisa tem como propósito sintetizar o debate já iniciado nas produções literarias, problematizar e atualizar conceitos e resultados encontrados nas produções, dando destaque para desafios que ainda persistem e possíveis direções para futuras investigações. A pergunta noteradora é “O QUE A LITERATURA TEM PRODUZIDO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMAZÔNIA NOS ANOS DE 2014 A 2022?”. O estudo é de suma importância para compreensão do panorama da educação especial no espaço amazonico tendo em vista o aumento do debate nacionalmente sobre a educação inclusiva por ser um tema que repercute alem do espaço escolar, contextualizando os trabalhos produzidos com as leis n° 12.796/2013, art.58 e lei n° 13.146/2015. Como metodologia será utilizada a revisão integrativa para investigar as literaturas produzidas, entre os anos de 2014 e 2022, focando - se na temática da Educação Especial na Amazônia. Tendo como referencial teorico Lev S. Vygotsky (1984), Ana Luiza B. Smolka (2005) e Doris A. Freire da Costa (2006). Sintetizando o conteúdo produzido no período descrito, identificando progressos e retrocessos no campo da educação especial na Amazônia. Este resumo sintetiza o escopo e a importância da pesquisa, destacando sua relevância para a melhoria da educação especial dentro da Amazônia brasileira ." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9911_TB4436_10102024075443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIO DURANS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIO" "autor_email" => "elio.santosufpa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111988 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4436 "inscrito_id" => 9911 "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMAZÔNIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA (2014-2022)" "resumo" => "A produção aborda a importancia da educação inclusiva nas escolas conforme previsto na Lei n° 12.796/2013, art.58, com destaque para as escolas dentro da Amazônia. A pesquisa tem como propósito sintetizar o debate já iniciado nas produções literarias, problematizar e atualizar conceitos e resultados encontrados nas produções, dando destaque para desafios que ainda persistem e possíveis direções para futuras investigações. A pergunta noteradora é “O QUE A LITERATURA TEM PRODUZIDO SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA AMAZÔNIA NOS ANOS DE 2014 A 2022?”. O estudo é de suma importância para compreensão do panorama da educação especial no espaço amazonico tendo em vista o aumento do debate nacionalmente sobre a educação inclusiva por ser um tema que repercute alem do espaço escolar, contextualizando os trabalhos produzidos com as leis n° 12.796/2013, art.58 e lei n° 13.146/2015. Como metodologia será utilizada a revisão integrativa para investigar as literaturas produzidas, entre os anos de 2014 e 2022, focando - se na temática da Educação Especial na Amazônia. Tendo como referencial teorico Lev S. Vygotsky (1984), Ana Luiza B. Smolka (2005) e Doris A. Freire da Costa (2006). Sintetizando o conteúdo produzido no período descrito, identificando progressos e retrocessos no campo da educação especial na Amazônia. Este resumo sintetiza o escopo e a importância da pesquisa, destacando sua relevância para a melhoria da educação especial dentro da Amazônia brasileira ." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9911_TB4436_10102024075443.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIO DURANS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIO" "autor_email" => "elio.santosufpa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }