Discutir formação de professores tem sido prática recorrente na literatura nacional e internacional. Neste sentido, este artigo apresenta algumas reflexões sobre o papel da equipe gestora no que corresponde à formação permanente de professores na escola. Para tanto, apresentamos um estudo teórico que se configura como uma pesquisa bibliográfica, no qual respondemos à seguinte problemática: quais estratégias formativas a equipe gestora pode utilizar para atuar na formação permanente de professores na escola? Para respaldar as discussões, em Canário (1997) aprofundamos conceitos sobre a escola como um lugar onde os professores aprendem. Em Domingues (2014) e Gouveia; Placco (2015) dialogamos sobre o papel do coordenador pedagógico e a rede colaborativa para a formação continuada de professores na escola. As discussões suscitadas apontaram que a equipe gestora desempenha papel essencial no desenvolvimento profissional de professores em serviço, considerando ser a escola o espaço onde as situações pedagógicas se concretizam. Apontamos que a formação centrada na escola corrobora a ideia de particularidade e singularidade dos espaços escolares, tornando as trocas de experiências tão particulares como cada espaço educativo, cada turma. Desse modo, esperamos que os dados apresentados atuem como subsídios teórico-metodológicos para que gestores e coordenadores pedagógicos compreendam e exerçam o seu papel de liderança frente às ações formativas de professores, considerando diferentes estratégias formativas.