O conceito de qualidade de vida é multidimensional, político e envolve aspectos objetivos e subjetivos, remetendo à interioridade. Para as crianças da educação infantil, em pleno desenvolvimento da linguagem e do pensamento interior, segundo a abordagem histórico-cultural, torna-se mais difícil realizar pesquisas sobre essa noção. Contudo, sendo a qualidade de vida um conceito multifatorial, é possível também enxergar a sua importância em todas as fases da vida, ainda que com o passar dos anos as pessoas consigam se compreender a si mesmas e ao seu entorno melhor. As pesquisas sobre a qualidade de vida, na educação infantil, também incorporam a condição das profissionais da educação. Esta pesquisa analisa artigos sobre a qualidade de vida na educação infantil, no Brasil, considerando o conceito em uso e os temas mais recorrentes. Para tanto, consideramos artigos publicados a partir do ano 2000, encontrados na base do educ@, scielo e periódicos capes, tendo por descritores “qualidade de vida” e “educação infantil”, que abarcassem a temática direta (por meio dos objetivos explicitados) ou indiretamente. Os artigos foram analisados considerando a autoria, a proveniência da pesquisa e os seus enfoques. Como resultados, verificamos no tocante à pesquisa com crianças uma abordagem hegemônica vinculadas à área da saúde, em uma perspectiva mais biomédica e outra abordagem mais voltada para a área de educação especial. A discussão sobre qualidade de vida em um sentido mais contextual ocorre mais na pesquisa com docentes da educação infantil, ainda que também seja preponderante a discussão pautada na área de saúde. A pesquisa com a temática qualidade de vida com crianças apresenta lacunas que podem ser superadas, desde que desenvolvidas por um prisma mais contextual, inclusive se consideradas a dimensão narrativa das vivências escolares.