RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: O ENSINO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUSEU DA PATOLOGIA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111208 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3277 "inscrito_id" => 11625 "titulo" => "RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: O ENSINO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUSEU DA PATOLOGIA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ" "resumo" => "O ensino de Ciências tem passado por variadas transformações nas últimas décadas, seja nos espaços formais de ensino, como as escolas, seja em espaços não formais como museus e centros de ciência. Em comum, abordagens que têm como foco o estímulo e fortalecimento do espírito científico nos alunos, trazem a necessidade de propor metodologias e ferramentas interdisciplinares que incrementem o conhecimento sobre a ciência, situando-a no tempo e no espaço, aproximando com o cotidiano e vivência dos alunos. Os museus enquanto espaços não formais de ensino e agentes mobilizadores de mudanças, exploram os conhecimentos e conexões com os acervos de maneira dinâmica, integrada e multidisciplinar (FRANCO, 2008; MARANDINO, 2005). Dessa forma, foi elaborado o “Curso para Formação Continuada de Professores de Biologia com ênfase em Histologia e Biologia Celular” que visa promover a formação continuada de professores atuantes na educação básica estadual, através da capacitação e intercâmbio científico, além de colaborar com a formação de indivíduos participativos conscientes do seu papel na sociedade. O projeto, iniciado em 2009 e com última edição em 2023, elaborado em parceria entre o Museu da Patologia (IOC/Fiocruz) e o Laboratório de Medicina Experimental e Saúde (Lames/IOC/Fiocruz) e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Através da distribuição de kits de aulas práticas e com aulas teóricas, o curso oportuniza a realização de experimentos por professores em suas escolas com a entrega de microscópio e um torso de borracha humano para a melhoria da infraestrutura das escolas. O projeto teve adesão de mais de 70 escolas abrangendo 26 municípios do Rio de Janeiro, consagrando o potencial educativo e interdisciplinar da proposta que integra diferentes competências, relacionando os saberes e a união de conteúdos e disciplinas, de modo a promover a construção de novos conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11625_TB3277_08042024214630.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA CRISTINA EUZEBIO PEREIRA DIAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BARBARA DIAS" "autor_email" => "barbaracdias.rj@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111208 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3277 "inscrito_id" => 11625 "titulo" => "RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: O ENSINO DE HISTOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO MUSEU DA PATOLOGIA DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ" "resumo" => "O ensino de Ciências tem passado por variadas transformações nas últimas décadas, seja nos espaços formais de ensino, como as escolas, seja em espaços não formais como museus e centros de ciência. Em comum, abordagens que têm como foco o estímulo e fortalecimento do espírito científico nos alunos, trazem a necessidade de propor metodologias e ferramentas interdisciplinares que incrementem o conhecimento sobre a ciência, situando-a no tempo e no espaço, aproximando com o cotidiano e vivência dos alunos. Os museus enquanto espaços não formais de ensino e agentes mobilizadores de mudanças, exploram os conhecimentos e conexões com os acervos de maneira dinâmica, integrada e multidisciplinar (FRANCO, 2008; MARANDINO, 2005). Dessa forma, foi elaborado o “Curso para Formação Continuada de Professores de Biologia com ênfase em Histologia e Biologia Celular” que visa promover a formação continuada de professores atuantes na educação básica estadual, através da capacitação e intercâmbio científico, além de colaborar com a formação de indivíduos participativos conscientes do seu papel na sociedade. O projeto, iniciado em 2009 e com última edição em 2023, elaborado em parceria entre o Museu da Patologia (IOC/Fiocruz) e o Laboratório de Medicina Experimental e Saúde (Lames/IOC/Fiocruz) e com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Através da distribuição de kits de aulas práticas e com aulas teóricas, o curso oportuniza a realização de experimentos por professores em suas escolas com a entrega de microscópio e um torso de borracha humano para a melhoria da infraestrutura das escolas. O projeto teve adesão de mais de 70 escolas abrangendo 26 municípios do Rio de Janeiro, consagrando o potencial educativo e interdisciplinar da proposta que integra diferentes competências, relacionando os saberes e a união de conteúdos e disciplinas, de modo a promover a construção de novos conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID11625_TB3277_08042024214630.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA CRISTINA EUZEBIO PEREIRA DIAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BARBARA DIAS" "autor_email" => "barbaracdias.rj@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }