As discussões desta pesquisa, seguem em torno das questões do desenvolvimento do esporte no âmbito escolar, com suas concepções, aplicações metodológicas e diferentes métodos ou pontos de vista no tratar do esporte, culminando na diversidade de formas de ensino e aprendizagem. Teve-se como apoio teórico os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), artigos, livros e revistas científicas. Com o objetivo de analisar as percepções sobre o tratamento da do esporte na Base Nacional Comum Curricular e os aspectos conceituais do esporte no ensino fundamental, articulando a relevância desta temática da Educação Física no âmbito escolar. Metodologicamente é um estudo de revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e com análise comparativa. Como resultado, as diversas modalidades dos esportes da escola, é um dos instrumentos que influenciam nas diretrizes curriculares e tendo como pilar a Base Nacional Comum Curricular, que define os conteúdos e competências a serem desenvolvidas em todas as etapas da educação básica. A partir desta diretriz educacional, o esporte ganha novas instrumentações e concepções no âmbito escolar para sua prática no ensino fundamental. Ressalta-se que sua prática abrange mais de um conhecimento da vida do estudante, tendo não só um significado e sim vários conceitos que envolvem o processo de aprendizado através das práticas de atividades físicas.