Norteado pelos Recursos Educacionais Abertos (REA) os quais vêm conquistando a atenção de pesquisadores, educadores e estudantes vinculados a instituições de ensino e pesquisa, pela liberdade de usar, personalizar, melhorar e redistribuir recursos educativos com o desenvolvimento e utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Ao licenciar um material como REA, o(a) autor(a) amplia as possibilidades de alcance da sua produção e favorece o compartilhamento de saberes, preservando sua propriedade intelectual sobre o mesmo e indicando, por meio de licenças, como a Creative Commons, a forma que o recurso poderá ser utilizado. O presente trabalho teve como objetivo fomentar a criação, o uso, o compartilhamento e divulgação de REAs para a difusão do conhecimento interdisciplinar com vista a formar uma rede colaborativa de aprendizagem da comunidade acadêmica na modalidade à distância da UPE. Nessa perspectiva, o desenho metodológico e as atividades foram apoiadas na teoria da Taxonomia de Bloom para a era digital, numa classificação de três domínios: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. A principal ideia da taxonomia é que os educadores esperem que os objetivos educacionais, possa ser arranjado numa hierarquia do nível de menor complexidade para o de maior. As metodologias que direcionaram na execução das atividades foram: Produção de podcast e oficinas para divulgação de plataformas educacionais. Foi desenvolvida uma Rede Colaborativa de Aprendizagem (RCA) virtual no Moodle dentro de uma disciplina da graduação EAD. Os resultados apontam que a oficina promoveu o acesso e o compartilhamento das informações e discussões, além da disseminação de conhecimentos acerca dessas plataformas que pôde ampliar a concepção de inovação na produção de material escolar.