SOCIOPOÉTICA E ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA COM MULHERES QUILOMBOLAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NA REGIÃO DOS COCAIS MARANHENSES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111022 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3018 "inscrito_id" => 8580 "titulo" => "SOCIOPOÉTICA E ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA COM MULHERES QUILOMBOLAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NA REGIÃO DOS COCAIS MARANHENSES" "resumo" => "Este trabalho toma como base a pesquisa realizada no Mestrado em Educação (PPGE/UFMA), que objetivou a construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Para tanto, utiliza o método da Sociopoética (GAUTHIER, 2004; 2012; 2015), que permite a mobilização do corpo como fonte de conhecimentos, fazendo uso de técnicas artísticas de pesquisa e dialogicidade na interação entre a academia e a comunidade, permitindo uma socioanálise do cotidiano, a partir da aprendizagem intercultural, o reconhecimento e valorização das culturas populares e de suas lutas e resistência com Mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, valorizando o processo de estar presente na comunidade e de dialogar com o território de Laranjeiras. Na Sociopoética o termo “coleta de dados” é substituído por “construção de narrativas”, já que a base desse método está na produção de narrativas por meio de técnicas de incentivo ao diálogo em formato de oficina. Desse modo, a construção de narrativas se deu a partir de Oficinas Dialógicas Afrocentrada em Laranjeiras – ODALas, que consistiu na constituição de grupos-pesquisadores (com as mulheres da comunidade), realização de “círculos de cultura” (Paulo Freire) além da construção coletiva de Temas Geradores, Afrossaberes e Confetos a partir dos valores civilizatórios funcionando, também, como proposta de alfabetização dialógica. Evidenciamos, por meio dessas matrizes metodológicas (Paulo Freire e Jacques Gauthier) que os saberes do cotidiano das mulheres Quebradeiras de coco babaçu são afrossaberes tradicionais que emergem de valores civilizatórios afro-brasileiros presentes na comunidade e representam o fortalecimento da identidade do quilombo e das mulheres quebradeiras de coco babaçu." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8580_TB3018_27102024204536.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA" "autor_nome_curto" => "TERCILIA SILVA" "autor_email" => "tercilia_mayra@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111022 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3018 "inscrito_id" => 8580 "titulo" => "SOCIOPOÉTICA E ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA COM MULHERES QUILOMBOLAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NA REGIÃO DOS COCAIS MARANHENSES" "resumo" => "Este trabalho toma como base a pesquisa realizada no Mestrado em Educação (PPGE/UFMA), que objetivou a construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Para tanto, utiliza o método da Sociopoética (GAUTHIER, 2004; 2012; 2015), que permite a mobilização do corpo como fonte de conhecimentos, fazendo uso de técnicas artísticas de pesquisa e dialogicidade na interação entre a academia e a comunidade, permitindo uma socioanálise do cotidiano, a partir da aprendizagem intercultural, o reconhecimento e valorização das culturas populares e de suas lutas e resistência com Mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, valorizando o processo de estar presente na comunidade e de dialogar com o território de Laranjeiras. Na Sociopoética o termo “coleta de dados” é substituído por “construção de narrativas”, já que a base desse método está na produção de narrativas por meio de técnicas de incentivo ao diálogo em formato de oficina. Desse modo, a construção de narrativas se deu a partir de Oficinas Dialógicas Afrocentrada em Laranjeiras – ODALas, que consistiu na constituição de grupos-pesquisadores (com as mulheres da comunidade), realização de “círculos de cultura” (Paulo Freire) além da construção coletiva de Temas Geradores, Afrossaberes e Confetos a partir dos valores civilizatórios funcionando, também, como proposta de alfabetização dialógica. Evidenciamos, por meio dessas matrizes metodológicas (Paulo Freire e Jacques Gauthier) que os saberes do cotidiano das mulheres Quebradeiras de coco babaçu são afrossaberes tradicionais que emergem de valores civilizatórios afro-brasileiros presentes na comunidade e representam o fortalecimento da identidade do quilombo e das mulheres quebradeiras de coco babaçu." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8580_TB3018_27102024204536.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA" "autor_nome_curto" => "TERCILIA SILVA" "autor_email" => "tercilia_mayra@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }