Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOCIOPOÉTICA E ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA COM MULHERES QUILOMBOLAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NA REGIÃO DOS COCAIS MARANHENSES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111022
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3018
    "inscrito_id" => 8580
    "titulo" => "SOCIOPOÉTICA E ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA COM MULHERES QUILOMBOLAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NA REGIÃO DOS COCAIS MARANHENSES"
    "resumo" => "Este trabalho toma como base a pesquisa realizada no Mestrado em Educação (PPGE/UFMA), que objetivou a construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Para tanto, utiliza o método da Sociopoética (GAUTHIER, 2004; 2012; 2015), que permite a mobilização do corpo como fonte de conhecimentos, fazendo uso de técnicas artísticas de pesquisa e dialogicidade na interação entre a academia e a comunidade, permitindo uma socioanálise do cotidiano, a partir da aprendizagem intercultural, o reconhecimento e valorização das culturas populares e de suas lutas e resistência com Mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, valorizando o processo de estar presente na comunidade e de dialogar com o território de Laranjeiras. Na Sociopoética o termo “coleta de dados” é substituído por “construção de narrativas”, já que a base desse método está na produção de narrativas por meio de técnicas de incentivo ao diálogo em formato de oficina. Desse modo, a construção de narrativas se deu a partir de Oficinas Dialógicas Afrocentrada em Laranjeiras – ODALas, que consistiu na constituição de grupos-pesquisadores (com as mulheres da comunidade), realização de “círculos de cultura” (Paulo Freire) além da construção coletiva de Temas Geradores, Afrossaberes e Confetos a partir dos valores civilizatórios funcionando, também, como proposta de alfabetização dialógica. Evidenciamos, por meio dessas matrizes metodológicas (Paulo Freire e Jacques Gauthier) que os saberes do cotidiano das mulheres Quebradeiras de coco babaçu são afrossaberes tradicionais que emergem de valores civilizatórios afro-brasileiros presentes na comunidade e representam o fortalecimento da identidade do quilombo e das mulheres quebradeiras de coco babaçu."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8580_TB3018_27102024204536.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TERCILIA SILVA"
    "autor_email" => "tercilia_mayra@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111022
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3018
    "inscrito_id" => 8580
    "titulo" => "SOCIOPOÉTICA E ALFABETIZAÇÃO DIALÓGICA COM MULHERES QUILOMBOLAS QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU NA REGIÃO DOS COCAIS MARANHENSES"
    "resumo" => "Este trabalho toma como base a pesquisa realizada no Mestrado em Educação (PPGE/UFMA), que objetivou a construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Para tanto, utiliza o método da Sociopoética (GAUTHIER, 2004; 2012; 2015), que permite a mobilização do corpo como fonte de conhecimentos, fazendo uso de técnicas artísticas de pesquisa e dialogicidade na interação entre a academia e a comunidade, permitindo uma socioanálise do cotidiano, a partir da aprendizagem intercultural, o reconhecimento e valorização das culturas populares e de suas lutas e resistência com Mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, valorizando o processo de estar presente na comunidade e de dialogar com o território de Laranjeiras. Na Sociopoética o termo “coleta de dados” é substituído por “construção de narrativas”, já que a base desse método está na produção de narrativas por meio de técnicas de incentivo ao diálogo em formato de oficina. Desse modo, a construção de narrativas se deu a partir de Oficinas Dialógicas Afrocentrada em Laranjeiras – ODALas, que consistiu na constituição de grupos-pesquisadores (com as mulheres da comunidade), realização de “círculos de cultura” (Paulo Freire) além da construção coletiva de Temas Geradores, Afrossaberes e Confetos a partir dos valores civilizatórios funcionando, também, como proposta de alfabetização dialógica. Evidenciamos, por meio dessas matrizes metodológicas (Paulo Freire e Jacques Gauthier) que os saberes do cotidiano das mulheres Quebradeiras de coco babaçu são afrossaberes tradicionais que emergem de valores civilizatórios afro-brasileiros presentes na comunidade e representam o fortalecimento da identidade do quilombo e das mulheres quebradeiras de coco babaçu."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8580_TB3018_27102024204536.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TERCILIA SILVA"
    "autor_email" => "tercilia_mayra@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho toma como base a pesquisa realizada no Mestrado em Educação (PPGE/UFMA), que objetivou a construção de diálogo com os saberes do cotidiano de mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, visando práticas de alfabetização dialógica. Para tanto, utiliza o método da Sociopoética (GAUTHIER, 2004; 2012; 2015), que permite a mobilização do corpo como fonte de conhecimentos, fazendo uso de técnicas artísticas de pesquisa e dialogicidade na interação entre a academia e a comunidade, permitindo uma socioanálise do cotidiano, a partir da aprendizagem intercultural, o reconhecimento e valorização das culturas populares e de suas lutas e resistência com Mulheres Quilombolas Quebradeiras de coco babaçu, valorizando o processo de estar presente na comunidade e de dialogar com o território de Laranjeiras. Na Sociopoética o termo “coleta de dados” é substituído por “construção de narrativas”, já que a base desse método está na produção de narrativas por meio de técnicas de incentivo ao diálogo em formato de oficina. Desse modo, a construção de narrativas se deu a partir de Oficinas Dialógicas Afrocentrada em Laranjeiras – ODALas, que consistiu na constituição de grupos-pesquisadores (com as mulheres da comunidade), realização de “círculos de cultura” (Paulo Freire) além da construção coletiva de Temas Geradores, Afrossaberes e Confetos a partir dos valores civilizatórios funcionando, também, como proposta de alfabetização dialógica. Evidenciamos, por meio dessas matrizes metodológicas (Paulo Freire e Jacques Gauthier) que os saberes do cotidiano das mulheres Quebradeiras de coco babaçu são afrossaberes tradicionais que emergem de valores civilizatórios afro-brasileiros presentes na comunidade e representam o fortalecimento da identidade do quilombo e das mulheres quebradeiras de coco babaçu.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.