Este estudo tem como objeto de investigação as metodologias ativas no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir da problemática: quais as possíveis contribuições do uso de metodologias ativas para o processo de alfabetização e letramento de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental? A partir disso, objetivou-se investigar as possíveis contribuições do uso das metodologias ativas para o processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas públicas de Floriano – PI. O referencial teórico desta pesquisa baseia-se nas concepções de pesquisadores abalizados na temática, tais como: Soares (2009 e 2023), Moran (2018), Avellar e Santos (2022), Monteiro, Correia e Nantes (2020), Prodanov e Freitas (2013). O percurso metodológico dar-se-á por meio de uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e o tipo de pesquisa será estudo de caso, dado que o intuito é evidenciar a percepção de professores acerca das metodologias ativas, tendo em vista a alfabetização e o letramento dos alunos. Por fim, acredita-se que as metodologias ativas contribuem para o processo de alfabetização e letramento, pois a didática utilizada pelos professores atualmente está sendo modificada, principalmente, com o uso de novas metodologias, como a gamificação. Neste sentido, infere-se que a utilização de metodologias ativas é relevante para promover e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e no desenvolvimento dos educandos, em todos os aspectos.