DIRETRIZES PARA O USO DE REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111385 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3538 "inscrito_id" => 9619 "titulo" => "DIRETRIZES PARA O USO DE REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS" "resumo" => "As metodologias ativas de ensino têm como objetivo central colocar o aluno no cerne do processo de aprendizagem, incentivando sua participação ativa. Nesse contexto, o papel do professor se transforma em um facilitador, responsável por criar um ambiente interativo e estimulante. Tecnologias inovadoras, como a Realidade Virtual (RV), têm se destacado nesse cenário, proporcionando novas formas de experiência educacional. Este estudo investiga a aplicação da RV na disciplina de instalações prediais do curso de arquitetura e urbanismo, além de propor diretrizes para docentes interessados em incorporar essa tecnologia em suas salas de aula, mantendo o mesmo enfoque de ensino. São abordados aspectos como softwares, equipamentos e dinâmicas de aula necessárias para uma integração eficaz da RV no ambiente educacional. Duas atividades de imersão em RV foram realizadas durante as aulas, e as percepções dos alunos foram coletadas por meio de questionários. Os resultados revelaram que 93% dos participantes ficaram satisfeitos com a experiência, porém 50% relataram desconforto ou vertigem. As sugestões dos alunos incluíram a necessidade de maior detalhamento nos modelos e aprimoramentos nos softwares de RV. Conclui-se que a RV pode ser uma ferramenta de ensino eficaz para disciplinas como instalações prediais, sendo também viável sua aplicação no ambiente educacional do ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID9619_TB3538_08042024230243.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSA NOTARIANO BIOTTO" "autor_nome_curto" => "CLARISSA" "autor_email" => "clarissa.biotto@daud.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111385 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3538 "inscrito_id" => 9619 "titulo" => "DIRETRIZES PARA O USO DE REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE INSTALAÇÕES PREDIAIS" "resumo" => "As metodologias ativas de ensino têm como objetivo central colocar o aluno no cerne do processo de aprendizagem, incentivando sua participação ativa. Nesse contexto, o papel do professor se transforma em um facilitador, responsável por criar um ambiente interativo e estimulante. Tecnologias inovadoras, como a Realidade Virtual (RV), têm se destacado nesse cenário, proporcionando novas formas de experiência educacional. Este estudo investiga a aplicação da RV na disciplina de instalações prediais do curso de arquitetura e urbanismo, além de propor diretrizes para docentes interessados em incorporar essa tecnologia em suas salas de aula, mantendo o mesmo enfoque de ensino. São abordados aspectos como softwares, equipamentos e dinâmicas de aula necessárias para uma integração eficaz da RV no ambiente educacional. Duas atividades de imersão em RV foram realizadas durante as aulas, e as percepções dos alunos foram coletadas por meio de questionários. Os resultados revelaram que 93% dos participantes ficaram satisfeitos com a experiência, porém 50% relataram desconforto ou vertigem. As sugestões dos alunos incluíram a necessidade de maior detalhamento nos modelos e aprimoramentos nos softwares de RV. Conclui-se que a RV pode ser uma ferramenta de ensino eficaz para disciplinas como instalações prediais, sendo também viável sua aplicação no ambiente educacional do ensino superior." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID9619_TB3538_08042024230243.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARISSA NOTARIANO BIOTTO" "autor_nome_curto" => "CLARISSA" "autor_email" => "clarissa.biotto@daud.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }