ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111413 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3576 "inscrito_id" => 4239 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Estágio Supervisionado de Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, unidade interiorana da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem como objetivo investigar os desafios enfrentados na formação inicial dos estagiários, futuros professores, e os impactos do Novo Ensino Médio, proposto pela Lei nº 13.415/2017 e implementado nas escolas públicas estaduais do Ceará em 2022. A referida investigação visa contribuir para o debate sobre a adaptação pedagógica necessária diante das mudanças implementadas no sistema educacional brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa perpassada por espectros importantes, tais como: as experiências e vivências dos estagiários no campo de estágio diante do contexto do Novo Ensino Médio. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário aplicado através da ferramenta Google Forms. Os resultados da pesquisa revelaram uma insatisfação dos futuros professores com o modelo curricular adotado nas escolas de ensino médio. Fatores como redução da carga horária do componente curricular Física, organização dos conteúdos e do livro didático tornaram a experiência do estágio supervisionado ainda mais desafiadora. Tendo em vista a importância do estágio para a formação docente, a pesquisa ratificou a necessidade de uma discussão reflexiva sobre esse novo cenário e sobre os rumos da atuação do professor de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4239_TB3576_27102024231300.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JANES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANES" "autor_email" => "janes.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111413 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3576 "inscrito_id" => 4239 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Estágio Supervisionado de Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, unidade interiorana da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem como objetivo investigar os desafios enfrentados na formação inicial dos estagiários, futuros professores, e os impactos do Novo Ensino Médio, proposto pela Lei nº 13.415/2017 e implementado nas escolas públicas estaduais do Ceará em 2022. A referida investigação visa contribuir para o debate sobre a adaptação pedagógica necessária diante das mudanças implementadas no sistema educacional brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa perpassada por espectros importantes, tais como: as experiências e vivências dos estagiários no campo de estágio diante do contexto do Novo Ensino Médio. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário aplicado através da ferramenta Google Forms. Os resultados da pesquisa revelaram uma insatisfação dos futuros professores com o modelo curricular adotado nas escolas de ensino médio. Fatores como redução da carga horária do componente curricular Física, organização dos conteúdos e do livro didático tornaram a experiência do estágio supervisionado ainda mais desafiadora. Tendo em vista a importância do estágio para a formação docente, a pesquisa ratificou a necessidade de uma discussão reflexiva sobre esse novo cenário e sobre os rumos da atuação do professor de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4239_TB3576_27102024231300.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JANES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANES" "autor_email" => "janes.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }