Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS ACERCA DO ENSINO DE FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no âmbito do Estágio Supervisionado de Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, unidade interiorana da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Tem como objetivo investigar os desafios enfrentados na formação inicial dos estagiários, futuros professores, e os impactos do Novo Ensino Médio, proposto pela Lei nº 13.415/2017 e implementado nas escolas públicas estaduais do Ceará em 2022. A referida investigação visa contribuir para o debate sobre a adaptação pedagógica necessária diante das mudanças implementadas no sistema educacional brasileiro. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa perpassada por espectros importantes, tais como: as experiências e vivências dos estagiários no campo de estágio diante do contexto do Novo Ensino Médio. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário aplicado através da ferramenta Google Forms. Os resultados da pesquisa revelaram uma insatisfação dos futuros professores com o modelo curricular adotado nas escolas de ensino médio. Fatores como redução da carga horária do componente curricular Física, organização dos conteúdos e do livro didático tornaram a experiência do estágio supervisionado ainda mais desafiadora. Tendo em vista a importância do estágio para a formação docente, a pesquisa ratificou a necessidade de uma discussão reflexiva sobre esse novo cenário e sobre os rumos da atuação do professor de Física.

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