Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGANDO O ENSINO DE ÁLGEBRA NO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO QUE CONSIDERA O LIVRO DIDÁTICO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Como professora em formação inicial, compreendo a necessidade de os livros didáticos de matemática serem analisados de maneira crítica, sem serem considerados como uma regra ou até mesmo como um programa curricular que deve ser seguido rigorosamente pelo professor. Mas sim, como um recurso que está à disposição do professor e dos estudantes para a efetivação do trabalho pedagógico no contexto da sala de aula. Nesse sentido, o presente estudo está orientado pela questão: como estão apresentados os conteúdos de Álgebra em um livro didático de matemática do 4º do Ensino Fundamental? Possui o objetivo de: identificar e analisar proposições apresentadas por um livro didático de matemática no 4º ano do ensino fundamental, para a unidade temática álgebra, examinando a potencialidade desta na organização de práticas pedagógicas em álgebra. A investigação aqui proposta foi desencadeada a partir de ações propostas em um componente curricular do Curso de Pedagogia que tem a matemática nos anos iniciais como centralidade. Estas foram analisadas considerando os documentos legais e autores que discutem a álgebra nesta etapa da educação básica, bem como, pesquisadores que tratam do livro didático. Para a realização da análise observamos se o livro apresentava determinados critérios como: a utilização de práticas lúdicas através da exploração de materiais diversos, como jogos e outros instrumentos, para promover o processo de compreensão das crianças; e o trabalho com a interdisciplinaridade. Através desta pesquisa, evidenciamos o livro didático como um recurso muito rico para a aprendizagem dos alunos, que contribui com proposições interessantes para o desenvolvimento das práticas, respeitando e baseando-se nos documentos legais. No entanto, observa-se que somente o livro não é suficiente na organização do ensino pelo professor de modo a garantir a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento matemático, de modo especial, o pensamento algébrico.

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