O presente trabalho visa criar um ambiente educacional que valorize a diversidade de habilidades e necessidades, promovendo o sucesso acadêmico e o bem-estar emocional de todos os alunos, incluindo aqueles com dislexia e TDAH. A dislexia e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são desafios que afetam significativamente o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos. A compreensão desses transtornos é essencial para fornecer o suporte adequado, tanto na sala de aula quanto em outras áreas da vida escolar. Estratégias de ensino diferenciadas, adaptações curriculares e o envolvimento dos pais são fundamentais para promover o sucesso acadêmico e social desses alunos. Com intervenções adequadas e apoio contínuo, é possível mitigar os impactos negativos desses transtornos e permitir que os alunos atinjam seu pleno potencial de aprendizado. Como metodologia para a execução deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa, onde se analisou fontes bibliográficas relevantes para explorar a temática abordada, buscando a melhor compreensão do tema abordado. Para subsidiar este trabalho, nos embasamos nas ideias de alguns autores, tais como: DE PÁDUA OLIVEIRA (2020); RIBEIRO (2014) e Coll, et al (2016). De acordo com o estudo abordado, conclui-se que a dislexia e o TDAH são condições neurológicas que podem afetar o desenvolvimento acadêmico de um aluno. Com o apoio adequado, estratégias de intervenção específicas e um ambiente educacional inclusivo, os alunos com esses transtornos podem superar os desafios e alcançar sucesso acadêmico e pessoal. É fundamental promover a conscientização e a compreensão dessas condições para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade.