A DISLEXIA E O TRANSTORNO DO ‘DÉFICIT’ DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, E O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110005 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1597 "inscrito_id" => 7892 "titulo" => "A DISLEXIA E O TRANSTORNO DO ‘DÉFICIT’ DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, E O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO" "resumo" => "O presente trabalho visa criar um ambiente educacional que valorize a diversidade de habilidades e necessidades, promovendo o sucesso acadêmico e o bem-estar emocional de todos os alunos, incluindo aqueles com dislexia e TDAH. A dislexia e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são desafios que afetam significativamente o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos. A compreensão desses transtornos é essencial para fornecer o suporte adequado, tanto na sala de aula quanto em outras áreas da vida escolar. Estratégias de ensino diferenciadas, adaptações curriculares e o envolvimento dos pais são fundamentais para promover o sucesso acadêmico e social desses alunos. Com intervenções adequadas e apoio contínuo, é possível mitigar os impactos negativos desses transtornos e permitir que os alunos atinjam seu pleno potencial de aprendizado. Como metodologia para a execução deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa, onde se analisou fontes bibliográficas relevantes para explorar a temática abordada, buscando a melhor compreensão do tema abordado. Para subsidiar este trabalho, nos embasamos nas ideias de alguns autores, tais como: DE PÁDUA OLIVEIRA (2020); RIBEIRO (2014) e Coll, et al (2016). De acordo com o estudo abordado, conclui-se que a dislexia e o TDAH são condições neurológicas que podem afetar o desenvolvimento acadêmico de um aluno. Com o apoio adequado, estratégias de intervenção específicas e um ambiente educacional inclusivo, os alunos com esses transtornos podem superar os desafios e alcançar sucesso acadêmico e pessoal. É fundamental promover a conscientização e a compreensão dessas condições para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7892_TB1597_01102024003613.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CRISTIANO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "CRISTIANO" "autor_email" => "josecristiano.26@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI (FACCREI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110005 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1597 "inscrito_id" => 7892 "titulo" => "A DISLEXIA E O TRANSTORNO DO ‘DÉFICIT’ DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE, E O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO" "resumo" => "O presente trabalho visa criar um ambiente educacional que valorize a diversidade de habilidades e necessidades, promovendo o sucesso acadêmico e o bem-estar emocional de todos os alunos, incluindo aqueles com dislexia e TDAH. A dislexia e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são desafios que afetam significativamente o desenvolvimento acadêmico e emocional dos alunos. A compreensão desses transtornos é essencial para fornecer o suporte adequado, tanto na sala de aula quanto em outras áreas da vida escolar. Estratégias de ensino diferenciadas, adaptações curriculares e o envolvimento dos pais são fundamentais para promover o sucesso acadêmico e social desses alunos. Com intervenções adequadas e apoio contínuo, é possível mitigar os impactos negativos desses transtornos e permitir que os alunos atinjam seu pleno potencial de aprendizado. Como metodologia para a execução deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica exploratória qualitativa, onde se analisou fontes bibliográficas relevantes para explorar a temática abordada, buscando a melhor compreensão do tema abordado. Para subsidiar este trabalho, nos embasamos nas ideias de alguns autores, tais como: DE PÁDUA OLIVEIRA (2020); RIBEIRO (2014) e Coll, et al (2016). De acordo com o estudo abordado, conclui-se que a dislexia e o TDAH são condições neurológicas que podem afetar o desenvolvimento acadêmico de um aluno. Com o apoio adequado, estratégias de intervenção específicas e um ambiente educacional inclusivo, os alunos com esses transtornos podem superar os desafios e alcançar sucesso acadêmico e pessoal. É fundamental promover a conscientização e a compreensão dessas condições para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7892_TB1597_01102024003613.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CRISTIANO DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "CRISTIANO" "autor_email" => "josecristiano.26@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE CRISTO REI (FACCREI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }