Este trabalho teve como princípio a inclusão de uma estudante com deficiência visual (2º ano) do Ensino Fundamental, e que também frequentava a Sala de Recursos Multifuncional no contraturno para os atendimentos especializados durante o ano de 2023. O objetivo foi de proporcionar a estudante momentos prazerosos e instigantes que despertasse a sensibilidade pela escrita de histórias. A estratégia de ensino adotada foi o uso da tecnologia digital através da Play Tablet, que é uma ferramenta prática e intuitiva, sendo uma mesa interativa e multidisciplinar que se propõe a explorar a ludicidade. Assim, a estudante teve acesso as várias histórias, e foi possível presenciar ela escolhendo as histórias conforme os repertórios. E ainda, levando em consideração suas afinidades literárias, e ampliando as possibilidades da audição através das histórias com enredo e as não conhecidas. Através desta estratégia de ensino que a estudante permitiu-se escrever seu livro, sendo que a professora do Atendimento Educacional Especializado, fez uso da escuta sensível para entender o processo desta construção, usou como ferramentas as gravações e degravações da história. Após foi fragmentado os textos e feito as ilustrações. E por fim houve a publicação do livro no projeto da Estante Mágica, e em seguida a produção do livro em Braille pela Editorial casa, esta por sua vez terá uma tiragem de 100 exemplares, que ficaram disponíveis em todas as livrarias do Brasil. Assim percebeu-se que o incentivo ao mundo da literatura é um percurso desafiador e a tecnologia digital foi o eixo norteador de toda criação do livro. A acessibilidade digital proporcionou o desenvolvimento de outras habilidades ainda não exploradas pelas estudantes, ampliar seu repertório linguístico, suas opções de cores, formas, estilos, e o aperfeiçoamento das técnicas de registro das imagens desejadas.