RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUE PUBLICA LIVRO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109616 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1039 "inscrito_id" => 2319 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUE PUBLICA LIVRO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho teve como princípio a inclusão de uma estudante com deficiência visual (2º ano) do Ensino Fundamental, e que também frequentava a Sala de Recursos Multifuncional no contraturno para os atendimentos especializados durante o ano de 2023. O objetivo foi de proporcionar a estudante momentos prazerosos e instigantes que despertasse a sensibilidade pela escrita de histórias. A estratégia de ensino adotada foi o uso da tecnologia digital através da Play Tablet, que é uma ferramenta prática e intuitiva, sendo uma mesa interativa e multidisciplinar que se propõe a explorar a ludicidade. Assim, a estudante teve acesso as várias histórias, e foi possível presenciar ela escolhendo as histórias conforme os repertórios. E ainda, levando em consideração suas afinidades literárias, e ampliando as possibilidades da audição através das histórias com enredo e as não conhecidas. Através desta estratégia de ensino que a estudante permitiu-se escrever seu livro, sendo que a professora do Atendimento Educacional Especializado, fez uso da escuta sensível para entender o processo desta construção, usou como ferramentas as gravações e degravações da história. Após foi fragmentado os textos e feito as ilustrações. E por fim houve a publicação do livro no projeto da Estante Mágica, e em seguida a produção do livro em Braille pela Editorial casa, esta por sua vez terá uma tiragem de 100 exemplares, que ficaram disponíveis em todas as livrarias do Brasil. Assim percebeu-se que o incentivo ao mundo da literatura é um percurso desafiador e a tecnologia digital foi o eixo norteador de toda criação do livro. A acessibilidade digital proporcionou o desenvolvimento de outras habilidades ainda não exploradas pelas estudantes, ampliar seu repertório linguístico, suas opções de cores, formas, estilos, e o aperfeiçoamento das técnicas de registro das imagens desejadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2319_TB1039_08042024112633.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUDIMARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUDIMARIA DOS S" "autor_email" => "rudimaria.santos@unemat.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109616 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1039 "inscrito_id" => 2319 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL QUE PUBLICA LIVRO INFANTIL" "resumo" => "Este trabalho teve como princípio a inclusão de uma estudante com deficiência visual (2º ano) do Ensino Fundamental, e que também frequentava a Sala de Recursos Multifuncional no contraturno para os atendimentos especializados durante o ano de 2023. O objetivo foi de proporcionar a estudante momentos prazerosos e instigantes que despertasse a sensibilidade pela escrita de histórias. A estratégia de ensino adotada foi o uso da tecnologia digital através da Play Tablet, que é uma ferramenta prática e intuitiva, sendo uma mesa interativa e multidisciplinar que se propõe a explorar a ludicidade. Assim, a estudante teve acesso as várias histórias, e foi possível presenciar ela escolhendo as histórias conforme os repertórios. E ainda, levando em consideração suas afinidades literárias, e ampliando as possibilidades da audição através das histórias com enredo e as não conhecidas. Através desta estratégia de ensino que a estudante permitiu-se escrever seu livro, sendo que a professora do Atendimento Educacional Especializado, fez uso da escuta sensível para entender o processo desta construção, usou como ferramentas as gravações e degravações da história. Após foi fragmentado os textos e feito as ilustrações. E por fim houve a publicação do livro no projeto da Estante Mágica, e em seguida a produção do livro em Braille pela Editorial casa, esta por sua vez terá uma tiragem de 100 exemplares, que ficaram disponíveis em todas as livrarias do Brasil. Assim percebeu-se que o incentivo ao mundo da literatura é um percurso desafiador e a tecnologia digital foi o eixo norteador de toda criação do livro. A acessibilidade digital proporcionou o desenvolvimento de outras habilidades ainda não exploradas pelas estudantes, ampliar seu repertório linguístico, suas opções de cores, formas, estilos, e o aperfeiçoamento das técnicas de registro das imagens desejadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2319_TB1039_08042024112633.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUDIMARIA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUDIMARIA DOS S" "autor_email" => "rudimaria.santos@unemat.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }