LETRAMENTO CIENTÍFICO E AQUECIMENTO GLOBAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS 2015-2023
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114920 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8638 "inscrito_id" => 20385 "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO E AQUECIMENTO GLOBAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS 2015-2023" "resumo" => "O presente estudo investiga o Letramento Científico a partir do tema Aquecimento Global. Foi desenvolvido como objetivo principal de analisar os trabalhos que articulam aquecimento global e letramento científico, tendo em vista à importância de se abordar as temáticas por, favorecer a formação de cidadãos críticos com condições de intervir com propriedade na sociedade, a partir de conhecimentos científicos e, possibilitar o trabalho interdisciplinar, como por exemplo, com Geografia, Ciências, Química e Física. Para tanto, foi necessário: 1. Identificar os trabalhos que articulam letramento científico e aquecimento global nas últimas quatro edições do EPEA e; 2. Compreender de que forma o letramento científico vem sendo desenvolvido a partir da temática “aquecimento global”. Realizou-se uma busca sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA, os últimos 8 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, definimos os seguintes termos: “aquecimento global” e “letramento científico” como Strings de busca. Diante disso, verificou-se apenas um trabalho abordando o tema “aquecimento global” não identificamos nenhum trabalho abordando o “letramento científico” conectando o e o “letramento científico” e “aquecimento global”. O que único trabalho encontrado, versou sobre a produção de professores de um cartaz voltado para alunos. Identificou que os professores pesquisados focaram basicamente na necessidade de redução do consumo de insumos, combustíveis, energia, água e também na problemática do lixo e na importância da preservação da vegetação e do plantio de árvores, afirmando ser essencial discutir o cartaz com cada uma das turmas da escola de modo a inserir os aspectos socioeconômicos e políticos envolvidos. Os resultados sinalizam para a necessidade de uma ampliação das buscas para outros eventos (anais), Google Acadêmico, Scielo, base de dados Scopus e no Banco de Teses e Dissertações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20385_TB8638_26102024191204.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEIDSON DE OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GLEIDSON" "autor_email" => "gleidson2013souza@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114920 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8638 "inscrito_id" => 20385 "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO E AQUECIMENTO GLOBAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL DOS ANOS 2015-2023" "resumo" => "O presente estudo investiga o Letramento Científico a partir do tema Aquecimento Global. Foi desenvolvido como objetivo principal de analisar os trabalhos que articulam aquecimento global e letramento científico, tendo em vista à importância de se abordar as temáticas por, favorecer a formação de cidadãos críticos com condições de intervir com propriedade na sociedade, a partir de conhecimentos científicos e, possibilitar o trabalho interdisciplinar, como por exemplo, com Geografia, Ciências, Química e Física. Para tanto, foi necessário: 1. Identificar os trabalhos que articulam letramento científico e aquecimento global nas últimas quatro edições do EPEA e; 2. Compreender de que forma o letramento científico vem sendo desenvolvido a partir da temática “aquecimento global”. Realizou-se uma busca sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA, os últimos 8 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, definimos os seguintes termos: “aquecimento global” e “letramento científico” como Strings de busca. Diante disso, verificou-se apenas um trabalho abordando o tema “aquecimento global” não identificamos nenhum trabalho abordando o “letramento científico” conectando o e o “letramento científico” e “aquecimento global”. O que único trabalho encontrado, versou sobre a produção de professores de um cartaz voltado para alunos. Identificou que os professores pesquisados focaram basicamente na necessidade de redução do consumo de insumos, combustíveis, energia, água e também na problemática do lixo e na importância da preservação da vegetação e do plantio de árvores, afirmando ser essencial discutir o cartaz com cada uma das turmas da escola de modo a inserir os aspectos socioeconômicos e políticos envolvidos. Os resultados sinalizam para a necessidade de uma ampliação das buscas para outros eventos (anais), Google Acadêmico, Scielo, base de dados Scopus e no Banco de Teses e Dissertações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20385_TB8638_26102024191204.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEIDSON DE OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "GLEIDSON" "autor_email" => "gleidson2013souza@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }