O presente estudo investiga o Letramento Científico a partir do tema Aquecimento Global. Foi desenvolvido como objetivo principal de analisar os trabalhos que articulam aquecimento global e letramento científico, tendo em vista à importância de se abordar as temáticas por, favorecer a formação de cidadãos críticos com condições de intervir com propriedade na sociedade, a partir de conhecimentos científicos e, possibilitar o trabalho interdisciplinar, como por exemplo, com Geografia, Ciências, Química e Física. Para tanto, foi necessário: 1. Identificar os trabalhos que articulam letramento científico e aquecimento global nas últimas quatro edições do EPEA e; 2. Compreender de que forma o letramento científico vem sendo desenvolvido a partir da temática “aquecimento global”. Realizou-se uma busca sistemática nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental – EPEA, os últimos 8 anos, pela sua relevância e expressividade, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem qualitativa. Sendo assim, definimos os seguintes termos: “aquecimento global” e “letramento científico” como Strings de busca. Diante disso, verificou-se apenas um trabalho abordando o tema “aquecimento global” não identificamos nenhum trabalho abordando o “letramento científico” conectando o e o “letramento científico” e “aquecimento global”. O que único trabalho encontrado, versou sobre a produção de professores de um cartaz voltado para alunos. Identificou que os professores pesquisados focaram basicamente na necessidade de redução do consumo de insumos, combustíveis, energia, água e também na problemática do lixo e na importância da preservação da vegetação e do plantio de árvores, afirmando ser essencial discutir o cartaz com cada uma das turmas da escola de modo a inserir os aspectos socioeconômicos e políticos envolvidos. Os resultados sinalizam para a necessidade de uma ampliação das buscas para outros eventos (anais), Google Acadêmico, Scielo, base de dados Scopus e no Banco de Teses e Dissertações.