A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças e, as práticas envolvendo noções e a linguagem matemáticas, são essenciais visto que contribuem para a compreensão do seu meio e o seu desenvolvimento integral. Assim, o objetivo desse artigo foi analisar teses e dissertações que relacionam as potencialidades de práticas educativas envolvendo a exploração de noções e linguagem matemáticas relacionadas ao campo de medidas, elaboradas e aplicadas por professores de Educação Infantil a partir de uma formação continuada. Adotamos como método a investigação bibliográfica intitulada estado da questão. O levantamento foi realizado usando as palavras-chaves: “Formação continuada”, “Educação Infantil’’ e “Matemática”, considerando o contexto brasileiro dos últimos onze anos (2013-2023), em três bases de pesquisa de teses e dissertações: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e Portal do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Na BDTD encontramos 61 resultados, que lemos e verificamos que apenas quatro que conversam com o tema. No portal CAPES encontramos 44 publicações das quais selecionamos quatro estudos. No último portal de pesquisa encontramos e selecionamos um estudo. Depois realizamos uma nova pesquisa substituindo a palavra-chave “Formação de Professores” por “Medidas” e selecionamos outros dois estudos à análise Dessa forma, analisamos de forma mais aprofundada onze pesquisas e verificamos que, das pesquisas que envolveram o descritor “formação de professores” apenas uma abordava o campo de medidas especificamente e aquelas obtidas com a palavra-chave “medidas”, todas tinham como foco práticas com as crianças. Verificou-se, entretanto, a necessidade de aprofundar estudos que explorem práticas que envolvam a linguagem e noções matemáticas relacionadas ao campo de medidas na Educação a partir de práticas realizadas pelos professores em uma formação.