Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO QUE CONCERNE O CAMPO MATEMÁTICO DE MEDIDAS.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação infantil
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 112699
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5434
    "inscrito_id" => 15599
    "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO QUE CONCERNE O CAMPO MATEMÁTICO DE MEDIDAS."
    "resumo" => "A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças e, as práticas envolvendo noções e a linguagem matemáticas, são essenciais visto que contribuem para a compreensão do seu meio e o seu desenvolvimento integral. Assim, o objetivo desse artigo foi analisar teses e dissertações que relacionam as potencialidades de práticas educativas envolvendo a exploração de noções e linguagem matemáticas relacionadas ao campo de medidas, elaboradas e aplicadas por professores de Educação Infantil a partir de uma formação continuada. Adotamos como método a investigação bibliográfica intitulada estado da questão. O levantamento foi realizado usando as palavras-chaves: “Formação continuada”, “Educação Infantil’’ e “Matemática”, considerando o contexto brasileiro dos últimos onze anos (2013-2023), em três bases de pesquisa de teses e dissertações: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e Portal do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Na BDTD encontramos 61 resultados, que lemos e verificamos que apenas quatro que conversam com o tema. No portal CAPES encontramos 44 publicações das quais selecionamos quatro estudos. No último portal de pesquisa encontramos e selecionamos um estudo. Depois realizamos uma nova pesquisa substituindo a palavra-chave “Formação de Professores” por “Medidas” e selecionamos outros dois estudos à análise Dessa forma, analisamos de forma mais aprofundada onze pesquisas e verificamos que, das pesquisas que envolveram o descritor “formação de professores” apenas uma abordava o campo de medidas especificamente e aquelas obtidas com a palavra-chave “medidas”, todas tinham como foco práticas com as crianças. Verificou-se, entretanto, a necessidade de aprofundar estudos que explorem práticas que envolvam a linguagem e noções matemáticas relacionadas ao campo de medidas na Educação a partir de práticas realizadas pelos professores em uma formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15599_TB5434_16102024131046.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MAZZINI"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jesmazzini@furb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 112699
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5434
    "inscrito_id" => 15599
    "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO QUE CONCERNE O CAMPO MATEMÁTICO DE MEDIDAS."
    "resumo" => "A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças e, as práticas envolvendo noções e a linguagem matemáticas, são essenciais visto que contribuem para a compreensão do seu meio e o seu desenvolvimento integral. Assim, o objetivo desse artigo foi analisar teses e dissertações que relacionam as potencialidades de práticas educativas envolvendo a exploração de noções e linguagem matemáticas relacionadas ao campo de medidas, elaboradas e aplicadas por professores de Educação Infantil a partir de uma formação continuada. Adotamos como método a investigação bibliográfica intitulada estado da questão. O levantamento foi realizado usando as palavras-chaves: “Formação continuada”, “Educação Infantil’’ e “Matemática”, considerando o contexto brasileiro dos últimos onze anos (2013-2023), em três bases de pesquisa de teses e dissertações: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e Portal do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Na BDTD encontramos 61 resultados, que lemos e verificamos que apenas quatro que conversam com o tema. No portal CAPES encontramos 44 publicações das quais selecionamos quatro estudos. No último portal de pesquisa encontramos e selecionamos um estudo. Depois realizamos uma nova pesquisa substituindo a palavra-chave “Formação de Professores” por “Medidas” e selecionamos outros dois estudos à análise Dessa forma, analisamos de forma mais aprofundada onze pesquisas e verificamos que, das pesquisas que envolveram o descritor “formação de professores” apenas uma abordava o campo de medidas especificamente e aquelas obtidas com a palavra-chave “medidas”, todas tinham como foco práticas com as crianças. Verificou-se, entretanto, a necessidade de aprofundar estudos que explorem práticas que envolvam a linguagem e noções matemáticas relacionadas ao campo de medidas na Educação a partir de práticas realizadas pelos professores em uma formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15599_TB5434_16102024131046.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA MAZZINI"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jesmazzini@furb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças e, as práticas envolvendo noções e a linguagem matemáticas, são essenciais visto que contribuem para a compreensão do seu meio e o seu desenvolvimento integral. Assim, o objetivo desse artigo foi analisar teses e dissertações que relacionam as potencialidades de práticas educativas envolvendo a exploração de noções e linguagem matemáticas relacionadas ao campo de medidas, elaboradas e aplicadas por professores de Educação Infantil a partir de uma formação continuada. Adotamos como método a investigação bibliográfica intitulada estado da questão. O levantamento foi realizado usando as palavras-chaves: “Formação continuada”, “Educação Infantil’’ e “Matemática”, considerando o contexto brasileiro dos últimos onze anos (2013-2023), em três bases de pesquisa de teses e dissertações: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT), Portal de Teses e Dissertações da CAPES e Portal do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB). Na BDTD encontramos 61 resultados, que lemos e verificamos que apenas quatro que conversam com o tema. No portal CAPES encontramos 44 publicações das quais selecionamos quatro estudos. No último portal de pesquisa encontramos e selecionamos um estudo. Depois realizamos uma nova pesquisa substituindo a palavra-chave “Formação de Professores” por “Medidas” e selecionamos outros dois estudos à análise Dessa forma, analisamos de forma mais aprofundada onze pesquisas e verificamos que, das pesquisas que envolveram o descritor “formação de professores” apenas uma abordava o campo de medidas especificamente e aquelas obtidas com a palavra-chave “medidas”, todas tinham como foco práticas com as crianças. Verificou-se, entretanto, a necessidade de aprofundar estudos que explorem práticas que envolvam a linguagem e noções matemáticas relacionadas ao campo de medidas na Educação a partir de práticas realizadas pelos professores em uma formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.