A formação inicial de professores é fundamental para a construção de competências e habilidades necessárias para a atuação no ambiente educacional. Nesse contexto, estratégias de ensino inovadoras e que estimulem o protagonismo estudantil, como o World café, vêm ganhando destaque como recursos potencialmente capazes de enriquecer e diversificar as aulas. O World café é uma estratégia de ensino centrada em discussões, capaz de fomentar diálogos significativos e colaborativos sobre as mais variadas temáticas, a fim de promover a construção coletiva do conhecimento. Desse modo, o presente estudo tem como proposta realizar uma oficina destinada à professores em formação inicial, com o intuito de investigar as percepções dos licenciandos sobre o momento formativo e as possíveis contribuições da utilização dessa ferramenta em suas futuras práticas de ensino. Assim, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar e, posteriormente, analisar o potencial pedagógico desta estratégia. Logo, como resultado desse processo investigativo, é possível considerar que a interatividade e a colaboração proporcionada pela dinâmica da oficina, ocasionou uma avaliação positiva. Pois a maioria dos participantes demonstrou satisfação com a experiência vivenciada e manifestou interesse em incorporar esta metodologia em suas futuras práticas pedagógicas. Diante disso, este estudo reforça a relevância de proporcionar formações que estimulem a experimentação e a reflexão sobre diferentes abordagens pedagógicas, contribuindo para a formação de professores mais capacitados e inovadores.