A ESTRATÉGIA WORLD CAFÉ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISES E PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111335 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3464 "inscrito_id" => 8740 "titulo" => "A ESTRATÉGIA WORLD CAFÉ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISES E PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS" "resumo" => "A formação inicial de professores é fundamental para a construção de competências e habilidades necessárias para a atuação no ambiente educacional. Nesse contexto, estratégias de ensino inovadoras e que estimulem o protagonismo estudantil, como o World café, vêm ganhando destaque como recursos potencialmente capazes de enriquecer e diversificar as aulas. O World café é uma estratégia de ensino centrada em discussões, capaz de fomentar diálogos significativos e colaborativos sobre as mais variadas temáticas, a fim de promover a construção coletiva do conhecimento. Desse modo, o presente estudo tem como proposta realizar uma oficina destinada à professores em formação inicial, com o intuito de investigar as percepções dos licenciandos sobre o momento formativo e as possíveis contribuições da utilização dessa ferramenta em suas futuras práticas de ensino. Assim, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar e, posteriormente, analisar o potencial pedagógico desta estratégia. Logo, como resultado desse processo investigativo, é possível considerar que a interatividade e a colaboração proporcionada pela dinâmica da oficina, ocasionou uma avaliação positiva. Pois a maioria dos participantes demonstrou satisfação com a experiência vivenciada e manifestou interesse em incorporar esta metodologia em suas futuras práticas pedagógicas. Diante disso, este estudo reforça a relevância de proporcionar formações que estimulem a experimentação e a reflexão sobre diferentes abordagens pedagógicas, contribuindo para a formação de professores mais capacitados e inovadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8740_TB3464_16102024085714.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA ALINE DJANIRA FREIRE MARQUES" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA ALINE" "autor_email" => "alinerfreire@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111335 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3464 "inscrito_id" => 8740 "titulo" => "A ESTRATÉGIA WORLD CAFÉ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISES E PERCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS" "resumo" => "A formação inicial de professores é fundamental para a construção de competências e habilidades necessárias para a atuação no ambiente educacional. Nesse contexto, estratégias de ensino inovadoras e que estimulem o protagonismo estudantil, como o World café, vêm ganhando destaque como recursos potencialmente capazes de enriquecer e diversificar as aulas. O World café é uma estratégia de ensino centrada em discussões, capaz de fomentar diálogos significativos e colaborativos sobre as mais variadas temáticas, a fim de promover a construção coletiva do conhecimento. Desse modo, o presente estudo tem como proposta realizar uma oficina destinada à professores em formação inicial, com o intuito de investigar as percepções dos licenciandos sobre o momento formativo e as possíveis contribuições da utilização dessa ferramenta em suas futuras práticas de ensino. Assim, os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar e, posteriormente, analisar o potencial pedagógico desta estratégia. Logo, como resultado desse processo investigativo, é possível considerar que a interatividade e a colaboração proporcionada pela dinâmica da oficina, ocasionou uma avaliação positiva. Pois a maioria dos participantes demonstrou satisfação com a experiência vivenciada e manifestou interesse em incorporar esta metodologia em suas futuras práticas pedagógicas. Diante disso, este estudo reforça a relevância de proporcionar formações que estimulem a experimentação e a reflexão sobre diferentes abordagens pedagógicas, contribuindo para a formação de professores mais capacitados e inovadores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8740_TB3464_16102024085714.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIMUNDA ALINE DJANIRA FREIRE MARQUES" "autor_nome_curto" => "RAIMUNDA ALINE" "autor_email" => "alinerfreire@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }