Essa pesquisa tem como tema a relevância da ludicidade como um recurso pedagógico e eficaz no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, uma vez que o ato de brincar é um dos elementos cruciais para o desenvolvimento integral da criança. O lúdico é uma metodologia pedagógica que ensina por meio de atividades e vivências lúdicas, o que torna a aprendizagem significativa e de qualidade, permitindo uma interação entre a criança e o mundo. A partir disso, definiu-se como objetivo geral desta pesquisa refletir sobre a importância do brincar sob uma perspectiva lúdica no processo de ensino-aprendizagem das crianças da educação infantil. Para tanto, a metodologia utilizada para a elaboração e desenvolvimento deste artigo tem abordagem qualitativa, baseada em pesquisas bibliográficas e relatos de experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior. A presente pesquisa tem como base as teorias de Piaget, Vygotsky, Montessori, Luckesi e outros, visando compreender de forma mais aprofundada o tema. A partir deste estudo, concluiu-se que a ludicidade é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional da criança, bem como para o estímulo à criatividade e imaginação. Além disso, é um recurso que facilita o processo de desenvolvimento da criança e estimula o professor a repensar suas práticas e enxergar a brincadeira e a ludicidade como elementos indispensáveis no seu trabalho pedagógico na Educação Infantil.