A pesquisa examinou a importância da educação em saúde na atuação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS). No contexto das ações da FVS, a educação em saúde desempenhou um papel crucial na estruturação das práticas de vigilância em saúde e na articulação com diversos setores da sociedade. O estudo buscou compreender criticamente como a educação em saúde se integrou à vigilância em saúde, por meio da análise de evidências documentais da trajetória da FVS. A metodologia utilizada foi qualitativa, com base em estudo documental e análise fundamentada no Paradigma Indiciário de Ginzburg (1989). Os resultados evidenciaram que a instituição desenvolveu processos educativos em saúde voltados para a promoção da saúde e prevenção de doenças, abrangendo áreas como vigilância sanitária, ambiental, epidemiológica e de saúde do trabalhador. Além disso, os resultados revelaram uma variedade de propostas pedagógicas ao longo do tempo, adaptadas às diferentes compreensões e perspectivas, refletindo os desafios do trabalho educativo em contexto amazônico.